UAI

Honda CRF: confira as novas versões da moto para motocross e Enduro

As novas motos CRF 450 e 250 são importadas do Japão e já estão disponíveis nos pontos de revenda da Honda

Publicidade
Honda CRF 450R voltada para o motocross
Honda CRF 450R voltada para o motocross Foto: Honda CRF 450R voltada para o motocross

As novas versões da Honda CRF 2023 são a 450R e a 250R, voltadas para o motocross, e as 450RX e CRF 250RX, dedicadas aos praticantes de rali e enduro. Todas elas resultam de projetos que vem sendo lapidados desde 2017.

Elas foram produzidas a partir do conhecimentos de pista de técnicos e pilotos de alto nível. O objetivo das novas versões é oferecer veículos cada vez mais rápidos e fáceis de pilotar, seja para a pratica do motocross ou do enduro. Elas servem tanto para o uso em competições profissionais como para lazer, por pilotos amadores.

Além disso, as novas motos Honda celebram os 50 anos da apresentação da primeira motocicleta de motocross da marca, a CR 250M.

Pelas imagens, as diferenças na aparência das novas versões são bastante sutis.

Honda CRF 450R e 450RX

A nova moto Honda CRF 450R apresenta maior rigidez do chassi, o que permite um novo ajuste de suspensão e garante maior aderência ao pneu dianteiro. Isso resulta em melhor estabilidade e mudanças de direção mais rápidas.

A CRF 450X, por sua vez, segue um padrão semelhante, mas apresenta diferenças na roda traseira aro 18 polegadas (na CRF 450R, o aro é 19 polegadas); no tanque de combustível de maior capacidade (8 litros, contra 6,3 litros); e nos ajustes de suspensão diferentes. Essa alterações tornam a versão mais apropriada ao Enduro e ao rali.

Honda CRF 250R e 250RX

O conceito aplicado à moto Honda CRF 250R é o mesmo das versões 450: reduzir o cansaço durante a pilotagem através de uma máquina mais fácil e com melhores condições de dirigibilidade. O chassi é igual ao da CRF 450R, o que garante peso reduzido e mais agilidade.

A Honda CRF 250RX segue os passos de sua irmã voltada ao motocross, mas recebe as mesmas adequações da moto CRF 450X, as quais são necessárias para a variedade de terrenos típicas das provas de enduro.

Os motores das novas motos Honda

Em todas as novas versões das motos da Honda, os motores buscam pela linearidade na potência desde os mais baixos regimes até os altos. Isso resulta em um acelerador forte, mas controlável, que garante precisão às qualidades da parte ciclística.

Um aspecto técnico que diferencia as 450 das 250 é o conjunto de embreagem; 8 discos (450) e 9 discos (250), com o câmbio tendo cinco marchas em ambas.

Nas CRF 450R e CRF 450RX, está presente o HSTC - Honda Selectable Torque Control. O sistema pode ser ajustado em três níveis os quais se ajustam às condições do piso:

  • Mode 1: intervenção mínima, age apenas após detectar perda de aderência contínua.
  • Mode 2: intervenção intermediária, para traçados que alternam piso seco e molhado.
  • Mode 3: intervenção máxima, para uso em terreno enlameado ou pedregoso.

Já o HRC Launch Control é comum a todas as CRF. O sistema se adequa aos terrenos e aos níveis do piloto.

  • Nível 3: terrenos lamacentos/pilotos iniciantes.
  • Nível 2: terrenos secos/pilotos amadores.
  • Nível 1: terrenos secos/pilotos profissionais.

As novas versões da moto Honda CRF já estão disponíveis

Importadas do Japão, as novas Honda CRF já estão disponíveis nas revendas da marca a partir deste mês. A única opção de cor disponível é o vermelho.

Preços da Honda CRF 2023

  • CRF 450R: R? 76.590,00
  • CRF 450RX: R? 78.890,00
  • CRF 250R: R? 72.790,00
  • CRF 250RX: R? 75.690,00

  • O VRUM já testou uma Honda CB 500 X; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=AvY18euhjAo