A lubrificação da corrente da moto é um cuidado essencial para prolongar a durabilidade do componente, garantindo, assim, um bom e seguro funcionamento do veículo por mais tempo. A prática reduz o atrito entre a corrente, a coroa e o pinhão, evitando que impurezas fiquem presas nos componentes internos da moto e aliviando o desgaste das peças.
No entanto, muitas vezes, alguns erros comuns na hora dessa etapa da manutenção podem acabar fazendo com que a lubrificação seja danosa à motocicleta, ao invés de vantajosa.
Pensando nisso, listamos, abaixo, alguns desses principais erros cometidos ao lubrificar a corrente. Fique atento e procure evitá-los sempre. Confira abaixo:
1 - Uso de produtos inadequados para a limpeza da corrente da moto
A lubrificação da corrente da moto também incluiu a limpeza da peça, que deve acontecer antes. Nesta etapa, muitas pessoas optam pelo uso de alguns solventes genéricos, como gasolina ou querosene, os quais podem aparentar ser eficientes para a remoção de sujeiras.
Porém, a verdade é que esses produtos são extremamente danosos. Eles provocam o ressecamento dos retentores de borracha dos pinos e dificultam a aderência do lubrificante adequado para a corrente, o que pode acabar resultando no mau funcionamento da transmissão da moto.
2 - Escovas de metais também podem ser perigosas
Ainda durante a limpeza da corrente, é crucial que não seja usada uma escova com cercas metálicas. Isso porque ela pode danificar desde retentores até elos e pinos dos componentes.
Sendo assim, o indicado são as escovas com cerdas de nylon.
3 - Escolha incorreta do lubrificante
Chegando à parte da lubrificação propriamente dita, é necessário se atentar ao lubrificante que será utilizado. Nesse caso, recomenda-se usar um produto específico, e não óleo de motor queimado ou graxas genéricas.
A depender do tipo de moto ou do seu uso pelo motociclista (em modo off road ou não, por exemplo), existem demandas e desafios diferentes em termos de lubrificação da corrente. Por isso, recomenda-se uma boa pesquisa para entender qual seria o melhor produto para a sua situação.
Além disso, vale lembrar que o uso do lubrificante correto assegura uma boa aderência e resistência à temperatura de serviço e rotação da roda, garantindo que o líquido não seja expelido.
4 - Aplicação excessiva de óleo na corrente da moto
Sim, lubrificar a corrente é fundamental. Porém, lembremos daquele velho ditado: "tudo em excesso faz mal". E isso vale para essa etapa da manutenção da moto também.
Ou seja, a aplicação excessiva de óleo na peça pode ser perigosa. Isso porque, em muitos casos, o excesso pode contribuir para o acúmulo de sujeira indesejada no conjunto, poluindo também outras peças da moto.
5 - Não aguardar o lubrificante secar
Após aplicar o lubrificante, não é recomendado dirigir a moto logo em seguida. É preciso esperar alguns minutos para que os produtos tenham boa capilaridade e eficiência, conforme o descrito nas respectivas fichas técnicas. Isso vale tanto para limpeza quanto para lubrificação.
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