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Motos nostálgicas: Yamaha, Kawasaki e Suzuki e seus modelos comemorativos

As três marcas japonesas lançam modelos comemorativos com pintura e decoração que lembram épocas recheadas de história dentro e fora das pistas

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Kevin Schwantz com a Suzuki RGV 500 durante corrida de rua
Kevin Schwantz com a Suzuki RGV 500 durante corrida de rua Foto: Kevin Schwantz com a Suzuki RGV 500 durante corrida de rua

A linha Sport Heritage da Yamaha (ainda não lançada no Brasil) presta homenagem a alguns modelos marcantes da história da marca, com desenho de época, mas tecnologia atual. Exatamente como a XSR 900 GP, com visual retrô das motos de competição dos anos 1980 que fizeram sucesso nas pistas do mundo.

A Suzuki também comemora os 30 anos do título mundial do piloto texano Kevin Schwantz com uma RGV 500, quando os grandes prêmios de velocidade ainda eram disputados com motos com motores do tipo dois tempos. Para tanto, produziu uma exclusiva versão da GSX-8S (já no mercado brasileiro), com decoração de época.

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O piloto e a Suzuki GSX 8S Kevin Schwantz Edition lançada em sua homenagem

A Kawasaki comemora os 40 anos do emblemático modelo esportivo Ninja. A linha 2024 dos modelos ZX-10R (que já venceu o Mundial de Superbikes), ZX-6R e ZX-4RR receberá pintura semelhante a dos anos 1990, além do logotipo alusivo ao aniversário de 40 anos no tanque das motos.

Yamaha

Lançada em 2016, a XSR 900 com estilo vintage ganha agora a versão GP, que remete à época dourada dos “Grand Prix”. O quadro do tipo Deltabox foi desenvolvido e aplicado em uma moto de competição em 1982. A performance proporcionada foi logo em seguida adaptada para as motos de rua, incluindo a XSR 900 GP, com o mesmo conceito, 40 anos depois.

yamaha xrs 900 vermelho branco amarelo de frente em movimento no asfalto
Yamaha XRS 900 na versão GP comemorativa dos 40 anos

Na década de 1980, as formas arredondadas das motos da década de 1970 foram substituídas por desenhos mais quadrados, como a XSR 900 GP em sua rabeta, por exemplo. Para manter a aparência de moto de competição, o farol, antes redondo na XSR 900, foi substituído por outro compacto e camuflado, incrustado na carenagem e na bolha dianteira da versão GP.

A decoração é inspirada em uma das mais lembradas motos do mundial de motovelocidade, categoria 500cm³, dos anos 1980 e início dos anos 1990, conduzida pelo piloto americano Wayne Rainey. As cores vermelho e branco, com “number plates” amarelos, recriam a pintura e o espírito da época.

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Yamaha XRS 900 GP tem motor de três cilindros de 119cv

A XSR 900 GP tem motor de três cilindros em linha, com 890cm³, que entrega 119cv a 10.000rpm e torque de 9,5kgfm a 7.000rpm. A unidade de medição inercial (IMU) de seus eixos, derivada da R1, controla os modos de condução Sport, Street e Rain. Tem ainda quick shift, embreagem assistida e deslizante, freios ABS e suspensões Kayaba.

Suzuki

O mundial de motovelocidade de 1993 foi vencido por Kevin Schwantz, com a RGV 500cm³, com motor dois tempos. Um foguete raiz, sem eletrônica, também pilotado pelo brasileiro Alexandre Barros, que no mesmo ano venceria pela primeira vez na principal categoria o GP da Espanha.

A Suzuki RGV 500 era dotada de motor de quatro cilindros em V, inclinados em 80 graus, com 499,3cm³ e apenas 130kg de peso a seco. Kenny Roberts Jr também se sagraria campeão mundial da classe 500cm³ em 2000, com a Suzuki RGV 500, fechando o ciclo do modelo.

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Suzuki RGV 500 que inspirou a GSX 8s comemorativa de lateral estatica

A Suzuki preparou a Kevin Schwantz Edition com o modelo GSX-8S decorado com as cores e desenho da RGV 500 de 1993, em uma série limitada (imediatamente esgotada) para comemorar os 30 anos da conquista. Curiosamente, a Suzuki Itália também preparou o carro Swift Sport Hybrid e o motor de popa DF 200AP em edições comemorativas Kevin Schwantz.

O modelo GSX-8S de linha, comercializado no Brasil, tem motor de dois cilindros paralelos de 776cm³ (o mesmo usado pela V-Strom 800), que fornece 82,9cv de potência a 8.500rpm e torque de 8,0kgfm a 6.800rpm. A moto tem ainda quick shift de duas direções iluminação em LED, três modos de condução e painel em TFT colorido com tela de cinco polegadas de diâmetro.

Kawasaki

Para comemorar os 40 anos da consagrada Ninja, a japonesa Kawasaki vai mostrar durante o Salão de Milão (EICMA 2023) a família Ninja, já como versão 2024, com pintura especial do início dos anos 1990 em verde, azul, branco, além do logotipo alusivo aos 40 anos no tanque de combustível. O desenho assume ares retrô, inclusive com os gráficos e logotipos de época.

A primeira Ninja surgiu em 1984 com o modelo GPZ 900R. A mesma que apareceu pilotada por Tom Cruise no filme Top Gun: ases indomáveis. O marketing, ao comercializar o modelo nos Estados Unidos, acrescentou o apelido Ninja, que se espalhou pelo mundo como sinônimo de esportividade.

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Kawasaki ZX 10R 40th Anniversary

As Kawasaki Ninja comemorativas de 40 anos também ganharam aros pintados em verde limão, cor característica da marca. No Brasil, a Kawasaki produz os motos em fábrica própria em Manaus, Amazonas.

A linha Ninja é comercializada no mercado nacional com os modelos Ninja 300, Ninja 400 (e a futura Ninja ZX-4RR), Ninja 650, Ninja ZX-6R e a topo de linha ZX-10R com, motor de quatro cilindros em linha que atinge até 213cv com ajuda do Ram Air. As motos comemorativas também devem desembarcar no Brasil.

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