UAI

Motos: confira as novidades das principais marcas

UTV movido a hidrogênio da Suzuki, Tuk-Tuk da Piaggio, 15 anos da Kawasaki no Brasil e outras novidades do universo das motos

Publicidade
UTV movido a hidrogênio
UTV movido a hidrogênio Foto: UTV movido a hidrogênio

A Suzuki vai participar do Rally Dakar 2024, a ser disputado na Arábia Saudita entre 5 e 19 de janeiro, com um protótipo tipo UTV movido a hidrogênio. A iniciativa faz parte do desenvolvimento do consórcio HySE (Hidrogen Smal Mobility & Engine Technology), formado pelo chamado Hokasuya - Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, com acréscimo da Toyota.

O motor do protótipo HySE-X1 - com volume de 998cm³, 16 válvulas e arrefecimento a líquido - foi desenvolvido para pesquisas em motos e terá tanque especial para hidrogênio. O veículo vai competir na categoria Mission 1000 Challenge, que estimula o desenvolvimento de propulsores da próxima geração, sem emissões. O reabastecimento e manutenção serão realizados pela Overdrive Racing.

Triciclos da Piaggio

Piaggio Ape Passenger, motos.
Piaggio Ape Passenger

Os triciclos estilo Tuk-Tuk são muito populares na Ásia e na Europa, especialmente na Itália com os Piaggio Ape (desde 1948). O modelo desembarca no Brasil pelo Grupo 2W Motors en duas versões: o Piaggio City Passenger, para até quatro pessoas, e o Piaggio Ape Cargo, com capacidade para até 500 quilos. Os triciclos tem guidão de moto, pagam IPVA de moto e exigem habilitação de moto. Porém, possuem capota.

O Piaggio Ape City Passenger tem motor de 230cm³ de cilindrada, arrefecido a ar, com 12cv a 4.500rpm e torque de 1,8kgfm a 3.100rpm. O câmbio tem quatro marchas à frente mais a ré. O preço sugerido é de R$ 41.900. O Piaggio Ape Cargo tem motor de 300cm³, arrefecimento líquido, 14cv a 4.100 rpm e 2,4kgfm de torque a 3.100rpm. Câmbio de cinco marcha à frente, mais a ré. O preço sugerido é de R$ 42.900.

Ducati vai levantar poeira

Ducati vai investir no motocross com a ajuda do piloto Tony Cairoli
Ducati vai investir no motocross com a ajuda do piloto Tony Cairoli

A marca italiana Ducati, conhecida pela esportividade de seus modelos, anunciou que vai desenvolver uma linha de motos para o segmento de motocross. Inicialmente com um modelo 450cm³, o motor que já vinha sendo desenvolvido em segredo adota o tradicional comando desmodrômico. A Ducati Cross vai disputar o Campeonato Italiano já em 2024, para depois partir para o mundial.

Um dos colaboradores e piloto de testes do projeto será o também italiano Tony Cairoli, com 93 vitórias e nove campeonatos mundiais. Cairoli, após se retirar das pistas, depois de 18 anos, virou chefe de equipe da austríaca KTM. A Ducati interrompeu sua carreira de dirigente para iniciar novo ciclo.

Kawasaki comemora 15 anos no Brasil

A Kawasaki comemorou o aniversário com teste drive de sua linha de motos
A Kawasaki comemorou o aniversário com teste drive de sua linha

Oficialmente no Brasil desde outubro de 2008, a Kawasaki comemora 15 anos no país. Anteriormente a marca era representada por terceiros, mas hoje tem fábrica própria em Manaus (AM). Para celebrar, os japoneses realizaram no último dia 21 de outubro o Kawasaki Day no autódromo ECPA, em Piracicaba (SP) com exposição de motos , distribuição de brindes e testes de modelos. O evento também marcou os 70 anos da Kawasaki Japão e os 50 anos da linha KX.

A marca alemã BMW, também comemorou o sétimo ano da fábrica de Manaus (AM). Fundada em 20 de abril de 2016, é a única fábrica dedicada exclusivamente às motos fora da Alemanha. O aniversário coincide com as comemorações de 100 anos da marca e as 100 mil motos produzidas na planta brasileira. Além de ampliar a capacidade da fábrica, quatro novos modelos serão lançados até 2025.

Brasileiros na Copa do Mundo de Enduro

Equipe do Brasil que vai dsputar o Six Days na Argentina
Equipe do Brasil que vai dsputar o Six Days na Argentina

A Argentina vai sediar a 97ª edição do ISDE (International Six Days of Enduro) entre os dias 5 e 11 de novembro de 2023. A tradicional competição é uma espécie de copa do mundo de enduro disputada por representante de cada país, que vai ser disputada em San Jose, no oeste do país, junto à Cordilheira dos Andes.

O time do Brasil tem todos seus representantes formados pela equipe Honda. Os pilotos Bruno Crivilin e Vinicius Calafati aceleram modelos Honda CRF 250RX. Rômulo Botrel e Alexandre Valadares, Honda CRF 450RX. Pela primeira vez, o time também vai contar com uma representante feminina. Bárbara Neves, compete com uma Honda CRF 250F.

Big Trail Enduro Series

Uma nova modalidade de competição ganha força no fora de estrada. É o Bites (Big Trail Enduro Series), com motos do tipo big trail. A modalidade já é difundida em outros países. O primeiro campeonato nacional conta com as categorias: Trails, para motos de 240cm³ a 499cm³; Big, para motos entre 599cm³ e 750cm³; Big Pro, para motos de 751cm³ a 1.198cm³; e Heavy Pro, para motos acima de 1.199cm³ ou motor boxer.

Também tem as categorias femininas Trails, Big Trails e Heavy Pro. O Bites teré quatro etapas - realizadas nas cidades de Poços de Caldas (MG), Osório (RS), Três Corações (MG) e a final na cidade de Socorro (SP), com dois dias de provas de 3 a 5 de novembro.