UAI

Motos Zontes: Três modelos com o mesmo coração, já no Brasil

Extremamente bem equipadas para a categoria, os modelos Zontes desembarcam no mercado brasileiro com três motos para três segmentos distintos, usando o mesmo motor

Publicidade
As motos Zontes V310, R310 e T310 estão chegando ao Brasil com visual moderno e muita tecnologia
As motos Zontes V310, R310 e T310 estão chegando ao Brasil com visual moderno e muita tecnologia Foto: As motos Zontes V310, R310 e T310 estão chegando ao Brasil com visual moderno e muita tecnologia

A marca Zontes desembarca no Brasil com três modelos. As motos Zontes que chegam são uma naked, R310; uma custom/cruiser, V310; e um modelo estilo todo terreno, batizada de T310. A marca chinesa, ainda desconhecida por aqui, chega via JTZ Motors, que já distribui as motocicletas chinesas Haojue e os scooters taiwaneses Kimco. O grupo, desta vez com a marca J.Toledo, também produz e distribui a japonesa Suzuki.

moto zontes r310 azul e preta modelo 2023 de frente estatica no estudio
A Zontes R310 é a mais street, ou seja, mais apropriada para o trânsito urbano

A Zontes foi fundada há 20 anos, em 2003, faz parte do grupo Tayo Motorcycle Technology e já está presente em países vizinhos, como Uruguai, Colômbia, Argentina e também no Chile, além de outros cerca de 50 países. No Brasil, inicia suas operações com três modelos extremamente bem equipados, atingindo três segmentos distintos, com recursos normalmente presentes em motos bem maiores.

Mesmo motor para os três modelos

As motos Zontes R310, V310 e T310 dividem o mesmo conjunto mecânico. Motor de um cilindro, com duplo comando (DOHC), 312cm³, arrefecido a líquido e cárter seco, que entrega 35,3cv a 8.600rpm e torque de 3,06kgfm a 7.500rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem deslizante.

A eletrônica das motos Zontes está presente em dois modos de pilotagem: econômico (E) e esportivo (S). O modo econômico vai até 7.000rpm. Depois, o sistema detecta que é necessário maior desempenho e automaticamente passa ao modo esportivo (S).

A suspensão dianteira também é compartilhada entre os três modelos. Sistema invertido com 140mm de curso. As motos Zontes também têm tampa do tanque de combustível e assento com abertura elétrica, trava de guidão elétrica e punhos com iluminação noturna.

moto zontes t310 preta modelo 2023 de frente estatica no estudio
O modelo T310 tem para-brisa ajustável eletricamente na altura, protetor de motor e carenagem

Painel com computador de bordo e conexão por Bluetooth

Com tanta demanda elétrica, a bateria é de Ion-Lithio com um carregador de série como garantia. O painel em tela TFT colorida de cinco polegadas tem quatro modos de exibição e indica pressão e temperatura dos pneus, marcha engatada, pressão do óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.

O painel das motos Zontes tem ainda indicador do nível do tanque de combustível, da carga da bateria, conta-giros, hodômetros e computador de bordo. Para ficar conectado tem conexão Bluetooth com o smartphone e tomada USB com duas entradas próximas ao guidão, além de iluminação full LED e chave inteligente, por aproximação de 1,5 metros.

moto zontes modelo 2023 detalhe do motor de um cilindro no estudio
O motor de um cilindro, comum aos três modelos, desenvolve potência de 35,3cv

Diferenças visuais identificam as motos Zontes

As diferenças entre as três motos Zontes estão no visual, no acabamento, nas suspensões traseiras, nos pneus e na ergonomia de pilotagem. O modelo R310, o mais street, tem suspensão traseira mono choque (com amortecedor pressurizado com nitrogênio) em balança de alumínio com 138mm de curso. O escape tem saída dupla a meia altura e as pedaleiras do passageiro são retráteis.

As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus 110/70 na dianteira e 160/60 na traseira. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS Bosch de dois canais O tanque é de 15 litros, a altura do assento é de 795mm e o peso a seco de 157kg. O preço sugerido, sem frete, é de R$ 26.990 a partir desse mês.

O modelo V310, estilo custom/cruiser, como manda o figurino, tem pedaleiras avançadas. Porém, podem ser reguladas em três posições. A altura do banco é menor, com 720mm (com encosto para o passageiro), assim como o tanque, com 14 litros. Porém, tem a maior distância entre-eixos, com 1.492mm, e a suspensão traseira com duplo amortecedor de 104mm de curso. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus 110/70 na dianteira e um largo 180/55 na traseira. O escape fica camuflado e os freios a disco com ABS. Sliders (protetores laterais) são de série. O preço sugerido sem frete é de R$ 27.990 a partir de abril.

O modelo T310 tem para-brisa ajustável eletricamente na altura, protetor de motor e carenagem, protetor de punhos, exatamente como nas big trails. Até o visual, com para-lama dianteiro tipo “bico de pato” lembra motos maiores. Tem também bagageiro com preparação para fixar o bauleto, porta-objetos abaixo do guidão e tanque de 19 litros para maior autonomia.

A posição de pilotagem é mais confortável e ereta, com banco a 795mm, conjugada com pedaleiras mais centrais. Para rodar na terra, a desvantagem são os aros menores em liga leve de 17 polegadas com pneu 110/10 na dianteira e 160/60 na traseira. Curiosamente, tem o menor curso da suspensão traseira mono, em balança de alumínio, entre os três modelos. Apenas 117,5mm, além do maior peso a seco, 159kg. O preço sugerido, sem frete, é de R$ 27.990 a partir de abril.

moto zontes t310 modelo 2023 preta em movimento no asfalto
O modelo T310, estilo big trail, chega a partir de abril, com preço sugerido de R$ 27.990

Pilotamos as três motos Zontes

Apesar do coração (motor) ser o mesmo nas três motos Zontes, a pegada é diferente em cada uma delas. Normalmente, os motores de um cilindro vibram mais. Porém, a sensação é que na V310 vibra menos. O modelo é redondo, com linhas que lembram a Ducati Diavel. Contudo, as pedaleiras lá na frente, embora mais confortáveis para viagens, são pouco práticas no dia a dia.

O modelo R310 é o mais adaptado para o transito. Com linhas modernas, tem escapes de saída dupla que lembra as sofisticadas MV Agusta italianas. O compromisso entre altura do banco, pedaleiras e guidão, como em um triângulo, proporciona, conforto, com toque de esportividade.

O modelo T310 tem a mordomia do para-brisa elétrico e um visual que lembra a BMW R 1250 GS. Porém, a suspensão traseira que deveria ser a maior (para encarar terra), é a menor. As rodas e pneus também limitam sua atuação no fora de estrada. Entretanto, seu porte impressiona e impõe, transmitindo também muito conforto. Equipadas com itens impensáveis para modelos dessa cilindra, o trio de motos Zontes oferece uma boa relação custo/benefício. Resta saber se toda a “traquitanagem” embarcada vai resistir à pauleira sem perrengues.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas