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Novos BMW C 400 X e C 400 GT: uma dupla para consumidores diferentes

Os modelos de scooter BMW C 400 X e C 400 GT foram modernizados, ganhando mais eletrônica e conectividade, além de manter as mordomias urbanas

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Novos BMW C 400 X e C 400 GT: uma dupla para consumidores diferentes
Novos BMW C 400 X e C 400 GT: uma dupla para consumidores diferentes Foto: Novos BMW C 400 X e C 400 GT: uma dupla para consumidores diferentes

O modelo C 400 X tem decoração mais esportiva, com inspiração na linha GS

 

A alemã BMW segue ampliando sua linha no segmento de scooters, apresentando os modelos C 400 X e C 400 GT, que compartilham a mesma mecânica, mas atendem a diferentes consumidores. No Brasil, a marca fez uma tentativa com o modelo C1, equipado com capota, cinto de segurança e estrutura deformável, que em vários mercados dispensava o uso do capacete. Aqui, a obrigatoriedade do capacete foi mantida e o scooter acabou saindo de linha. A BMW também fez tentativas com os modelos de maior porte.


Os scooters C 600 Sport e C 650 GT, equipados com motor de dois cilindros paralelos inclinados em 70 graus, 647cm³, refrigeração líquida e oito válvulas, entregavam 60cv a 7.500rpm e torque de 6,7kgfm a 6.000rpm. Verdadeiros foguetes, que, porém, também se destinavam a públicos diferentes e igualmente subiram no telhado e saíram de linha. Logo depois a marca mostrou, ainda como conceito, o modelo C. O batismo com a letra C, de Commuter, ou algo como viajante, já indicava suas intenções, que se materializaram a partir de 2017.

O modelo C 400 GT tem acabamento mais requintado e conjunto óptico em LED


GERAÇÃO O modelo C 400 X veio primeiro e o C 400 GT, versão Gran Turismo, a partir de 2018. Agora, a BMW moderniza os modelos em sua segunda geração, ganhando também alguma chance (não confirmada) de desembarcarem no Brasil e continuar as tentativas de implantar o segmento. O motor, comum aos dois modelos, tem um cilindro, 350cm³, refrigeração líquida, quatro válvulas e desenvolve 34cv a 7.500rpm e torque de 3,8kgfm a 5.750rpm. O câmbio é automático, do tipo CVT, e o acelerador passa a ser eletrônico.

Na dianteira, são dois discos de 265mm de diâmetro e pinças de quatro pistões


Os modelos também ganharam um controle automático de estabilidade (ASC) mais sensível. Os freios também foram revistos, com novas pinças, além de ajustes no curso dos manetes. Na dianteira, são dois discos de 265mm de diâmetro e pinças de quatro pistões. O disco traseiro tem o mesmo diâmetro, 265mm, mordido por pinça flutuante de um pistão. Em ambas as rodas, o sistema ABS está presente. As rodas são em liga leve com aros de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, calçadas com pneus 120/70 e 150/70, respectivamente.

As rodas são em liga leve com aros de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira

O porta-malas fica sob o banco e tem iluminação interna


DIFERENÇAS O modelo C 400 X tem um conceito mais esportivo, inclusive na decoração, que propositalmente remete à linha GS, mais aventureira e versátil. O farol em LED, como nas GS, tem o desenho em forma de Y, além do sistema auxiliar de condução diurna. O modelo C 400 GT tem um acabamento mais sóbrio e requintado, além do bloco óptico em LED com uma bateria de lâmpadas. O sistema auxiliar de circulação diurna também está presente. Os dois modelos, porém, dividem as mordomias e comodidades urbanas.

O painel tem tela TFT e pode ser conectado ao celular e seus aplicativos


O porta-malas embaixo do banco tem iluminação interna. O escudo frontal conta com porta-luvas com tomada USB e a chave (keyless) é do tipo inteligente de presença.  Além disso, opcionalmente, os modelos contam com painel em tela TFT colorida de 6.5 polegadas, com o sistema de conectividade BMW, que permite espelhar o celular e acessar seus aplicativos, inclusive sistema de navegação, controlados no próprio guidão. A suspensão dianteira tem tubos de 35mm e 110mm de curso, e a suspensão traseira em braços de alumínio, 112mm de curso.  

O sistema de navegação pode ser controlado no próprio guidão