A indiana de origem inglesa, Royal Enfield, está completando 120 anos de fundação. Considerada a marca mais antiga em produção contínua do mundo, também está instalada oficialmente no Brasil há cinco anos. Para celebrar a data, a Royal Enfield preparou dois modelos comemorativos, com decoração e acabamento especiais, além de acessórios exclusivos. A naked Interceptor 650 e a Café Racer Continental GT 650. Ambas com o mesmo conjunto mecânico, mas estilos diferentes.
A Royal Enfield nasceu na Inglaterra em 1901, inicialmente fabricando motores estacionários e bicicletas. Quando motores e bicicletas se juntaram, deram origem às motocicletas, que, a partir da década de 1970, deixaram a “ilha”, para se instalarem exclusivamente na Índia. De lá para cá, a Royal Enfield modernizou sua produção, lançou novos modelos e expandiu a marca pelo mundo, incluindo o Brasil, que se tornou, apesar do pouco tempo, o principal mercado, depois da Índia.
CONFIRA OS VÍDEOS DO VRUM NO CANAL DO YOUTUBE: DICAS, TESTES E LANÇAMENTOS
Os modelos Royal Enfield 120 Years Edition Interceptor 650 e Continental GT 650 apresentam pintura com filetes desenhados à mão no tanque de combustível, em homenagem aos “Madras Stripes”, antiga tradição da marca Royal Enfield. No Brasil, a marca também tem os modelos (de série) Himalayan, Meteor, Interceptor e Continental GT.
Nas laterais do tanque, as Royal Enfield 129 Years Edition também ostentam um emblema comemorativo feito por uma família indiana de artesãos que criam há séculos efígies para templos indianos. As cores escurecidas também são exclusivas, assim como a numeração da produção de cada modelo. Além disso, as Royal Enfield comemorativas são equipadas com protetor de cárter, tela de proteção, protetor de calcanhar, brace pad, barra e espelhos touring e assentos especiais.
O motor, comum aos dois modelos, é um dois cilindros “twin”, com 648cm³, arrefecido a ar e óleo, com intervalo de ignição de 270 graus. A potência é de 47cv a 7.250rpm e o torque de 5,3kgfm a 5.250rpm. A suspensão dianteira é clássica, não invertida, com 110mm de curso, enquanto a traseira tem dois amortecedores a gás, com 88mm de curso e regulagens na pré-carga.
Farol e painel também são clássicos, com relógios redondos, mas pequena tela digital. Os freios das Royal Enfield comemorativas contam com dois discos de 320mm na dianteira, com pinças ByBre de dois pistões e disco simples de 240mm na traseira, com flexiveis tipo aeroquip e sistema ABS. O modelo Café Racer Continental GT tem ainda guidão mais baixo, com retrovisores nas extremidades e postura mais esportiva.