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Royal Enfield, centenária marca inglesa, está de volta ao Brasil com três modelos de motocicleta

A inglesa Royal Enfield está de volta com modelos de linhas clássicas, mecânica robusta e tecnologia atualizada. São duas opções de motores com refrigeração a ar

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Royal Enfield, centenária marca inglesa, está de volta ao Brasil com trê modelos de motocicleta
Royal Enfield, centenária marca inglesa, está de volta ao Brasil com trê modelos de motocicleta Foto: Royal Enfield, centenária marca inglesa, está de volta ao Brasil com trê modelos de motocicleta


A inglesa Royal Enfield tem uma longa história, que começou em 1901, inicialmente produzindo bicicletas e motores estacionários. Logo depois vieram as motocicletas e, no esforço das duas grandes guerras mundiais, modelos militares, que se espalharam por vários países, inclusive a Índia. No início dos anos 1970, a marca fechou as portas na Inglaterra, mas permaneceu na Índia, que ampliou a produção e agora faz o caminho inverso, exportando para todo o mundo, inclusive para a Inglaterra e também para o Brasil, onde desembarca oficialmente com três modelos.


A marca já esteve recentemente no Brasil, através de representantes independentes, porém agora importa os modelos Bullet 500, Classic 500 e Continental 535, inicialmente montados, com base em São Paulo, para depois ampliar a rede de concessionárias pelo país. Mantendo a tradição, os modelos Bullet (bala) e Classic (clássica) mantiveram praticamente o mesmo visual do passado, incorporando, entretanto, tecnologia atual. Uma mistura que representa uma espécie de túnel do tempo, só que de volta para o futuro.

O modelo Bullet 500 é a motocicleta em produção contínua mais antiga do mundo


RECORDE O modelo Bullet 500 é considerado a motocicleta em produção continuada mais antiga do mundo. Um recorde que teve início em 1932, há quase nove décadas. O desenho retrô e robusto foi mantido, assim como o lema da marca: “Motociclismo puro”. Para reforçar a tese, também estabelece: “Enquanto o mundo gira rápido, nos vamos com calma”. Com câmbio de cinco marchas e motor de um cilindro, equipado com refrigeração a ar e 499cm³ de cilindrada, desenvolve 27,5cv de potência máxima a 5.250rpm e torque de 4,2kgfm a 4.000rpm.

Bullet 500


A modernidade aposentou o carburador, substituído pela injeção eletrônica, além do tambor na roda dianteira, substituído pelo disco. Porém, sem ABS. A suspensão dianteira é convencional, com tubos de 35mm e curso de 130mm. A suspensão traseira é dupla, com cinco regulagens e 80mm de curso. As rodas são raiadas, com aro de 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira. O peso, já abastecida, é de 195kg. O visual é reforçado com o painel integrado ao bojo do farol redondo, para-lamas envolventes e tanque de combustível arredondado. O preço sugerido é de R$ 18.900.

A Classic 500 tem visual inspirado nos modelos militares e opção de freios ABS


CAFÉ O modelo Classic usa a mesma base mecânica da Bullet 500, assim como a vocação street e urbana. Entretanto, os freios contam com a opção de discos nas duas rodas, além do sistema de segurança ABS. O visual conserva o desenho clássico, baseado nos robustos modelos militares. O tanque comporta 13,5 litros e a partida é elétrica, sem dispensar o pedal. O preço sugerido para o modelo sem ABS é de R$ 19.900. Equipado com pintura militar, vai para R$ 21 mil, e R$ 22 mil com ABS. Com pintura cromada, chega a R$ 21.900 e R$22.900 com ABS.

A Continental GT tem estilo Café Racer e motor com maior potência


O modelo Continental GT adota estilo café racer, inventado na Inglaterra dos anos 1950. Um modelo com características mais esportivas, embora com traços clássicos. O motor segue a receita de um cilindro e refrigeração a ar, porém, ajustado para 535cm³. A potência saltou para 29,1cv a 5.100rpm e o torque para 4,5kgfm a 4.000rpm. A suspensão dianteira tem maior curso, com 110mm e tubos de 41mm. A suspensão traseira é dupla com reservatório de expansão de gás ajustável. O preço sugerido é de R$ 23 mil, e R$ 24.500 com ABS.

Continental GT 535