Depois de ser apresentada em fins de 2022, chega agora ao mercado (inicialmente pela Europa) o modelo Royal Enfield Super Meteor 650 em duas versões: Astral, com pintura monocromática e Interestelar, bicolor; e Tourer, com para-brisa, banco conforto e encosto para o passageiro. O modelo também vai desembarcar no Brasil, via Manaus, Amazonas, onde a marca indiana, de origem inglesa, inaugurou fábrica também em fins de 2022.
A logística segue uma linha “lógica”. Os primeiros modelos produzidos em Manaus foram as motocicletas Interceptor 650 e Continental GT 650, que exigem menos processos na montagem, obrigatórios, para obtenção dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus. As duas usam exatamente o mesmo motor de dois cilindros paralelos e outros componentes da nova Royal Enfield Super Meteor 650, unificando e descomplicando a produção.
Nome Super Meteor já foi usado pela marca no passado
A Royal Enfield Super Meteor 650 foi desenvolvida no Centro de Tecnologia da Inglaterra, junto com a Índia e em colaboração com a Harris Performance, depois de rodar cerca de um milhão de quilômetros na Espanha, Inglaterra e Índia. O nome Super Meteor (Super Meteoro) já foi usado pela marca exatamente na Inglaterra (Redditchi) na década de 1950, antes de migrar definitivamente para a índia.
O resgate do batismo foi no estilo cruiser/custom com formas retrô clássicas. O quadro em tubos de aço é novo, proporcionando uma ergonomia com pés e braços mais esticados. A suspensão dianteira é invertida (pela primeira vez na marca), com garfo Showa de tubos com 43mm de diâmetro e 120mm de curso. Porém, sem regulagens. A suspensão traseira tem duplo amortecedor com 101mm de curso e ajustes na pré-carga.
O painel tem relógio redondo e inclui tela LCD e o navegador Tripper, que indica curva a curva em colaboração com o Google via smartphone (também presente na Meteor 350, já em nosso mercado). O farol igualmente é redondo, com iluminação em LED. Entretanto, as rodas são em liga leve, com aro de 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira, fazendo o contraste entre o clássico e o moderno junto com uma tomada USB.
A Royal Enfield Super Meteor 650 traz ajustes no motor
O motor sofreu pequenos ajustes para a nova função, junto com os escapes cromados de saída baixa. Os dois cilindros paralelos com arrefecimento a ar e óleo, comando simples, 648cm³ e defasagem de ignição de 270 graus, entregam 47cv a 7.250rpm e torque de 5,3kgfm a 5.650rpm.
O câmbio tem seis marchas e o peso de 241kg, já abastecida com tanque de 15,7 litros, são compensados pela baixa altura do banco em apenas 740mm. Os freios, tem disco de 320mm de diâmetro na dianteira, com pinça de dois pistões, e disco de 300mm na traseira. Ambos com sistema ABS.
Téo Mascarenhas já testou a Royal Enfield 500 Classic. Confira!
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