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Suzuki Hayabusa: falcão faz aniversário de 25 anos

Para celebrar, terceira geração do modelo ganha edição especial com pintura, decoração e emblema comemorativos

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Pintura da série especial dois tons: laranja e preto
Pintura da série especial dois tons: laranja e preto Foto: Pintura da série especial dois tons: laranja e preto

Apresentada em 1998 durante a Intermot, em Colônia, na Alemanha, a Suzuki GSX 1300R Hayabusa está completando 25 anos. O sobrenome Hayabusa foi emprestado do predador japonês, falcão peregrino, um pássaro que passa dos 300km/h na hora em que ataca as presas. Exatamente como a moto que na primeira geração (as vendas começaram em 1999) também batia esta insana marca.

A Suzuki Hayabusa assombrou o mundo estabelecendo a categoria hypersport, que aliava velocidade e potência sem dispensar o conforto e facilidade na condução. Comercializada em 48 países, inclusive no Brasil, já ultrapassou a marca de 200 mil unidades vendidas em todo o mundo.

Agora, para comemorar os 25 anos, veio uma edição especial (25Th Anniversary) com decoração exclusiva, emblema e pintura própria, foi elaborada para ser distribuída pelo mundo. A produção, claro, é limitada.

A pintura comemorativa combina dois tons: laranja e preto. A carenagem e os escapes têm inscrições especiais. O tanque de combustível exibe um emblema tridimensional com a logomarca dos 25 anos, e o banco do passageiro ganhou uma cobertura (removível) nos mesmos tons, arredondada, assim como as formas volumosas da carenagem, que se mantiveram inalteradas durante todo esse tempo.

Suzuki Hayabusa em três gerações

A primeira geração da Suzuki Hayabusa durou 18 anos, sem mudanças. O foguete, fácil de domar em estradas, igualmente pode ser classificado como Sport Touring. A segunda geração foi lançada em 2007: o motor de quatro cilindros em linha saltou de 1.299cm³ para 1.340cm³ a ganhou a adição da eletrônica do Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), que permite ao piloto escolher a forma de entrega de potência.

A terceira geração foi introduzida em 2021: o DNA com generosas formas arredondadas foi mantido. Entretanto, 550 novas peças foram adicionadas, e a velocidade máxima acabou limitada a “apenas” 299km/h. O visual “torneado”, contudo, garante um bom coeficiente de penetração aerodinâmica, além de conforto ao piloto.

As aberturas frontais comprimem o ar para a caixa do filtro (aumentada de 10,3 para 11,5 litros), funcionando como um turbo em altas velocidades: é o tradicional sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct). Com isso, a potência do motor chega a 190cv a 9.700rpm, e o vigoroso torque atinge 15,3kgfm a 7.000rpm.

Eletrônica

A Suzuki Hayabusa 25 Anos, de terceira geração, ganhou uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, que gerencia a eletrônica. São três mapas fixos de motor e três customizáveis, além de 10 níveis de controle de tração, 10 de controle de empinada, três de controle de largada e três de freio motor. Todos são desativáveis.

Entre os assistentes de pilotagem, há o Hill Hold, para partidas em rampas, o quick shifter bidirecional (pode ser desligado) para trocar as marchas sem usar a embreagem, o piloto automático para viagens e até um limitador de velocidade. O painel mistura elementos analógicos e digitais: uma tela de TFT indica, inclusive, o ângulo de inclinação nas curvas.

O quadro e a balança da suspensão traseira são em alumínio, assim como as rodas de 17 polegadas. As suspensões são Kayaba reguláveis, com garfo invertido de 43mm e 120mm de curso na dianteira e mono na traseira. O freio dianteiro tem pinças Brembo Stylema de quatro pistões e duplo disco de 320mm (10mm maior que a geração anterior). Já o traseiro tem disco simples com pinça Nissin.