Apresentada em 1998 durante a Intermot, em Colônia, na Alemanha, a Suzuki GSX 1300R Hayabusa está completando 25 anos. O sobrenome Hayabusa foi emprestado do predador japonês, falcão peregrino, um pássaro que passa dos 300km/h na hora em que ataca as presas. Exatamente como a moto que na primeira geração (as vendas começaram em 1999) também batia esta insana marca.
A Suzuki Hayabusa assombrou o mundo estabelecendo a categoria hypersport, que aliava velocidade e potência sem dispensar o conforto e facilidade na condução. Comercializada em 48 países, inclusive no Brasil, já ultrapassou a marca de 200 mil unidades vendidas em todo o mundo.
Agora, para comemorar os 25 anos, veio uma edição especial (25Th Anniversary) com decoração exclusiva, emblema e pintura própria, foi elaborada para ser distribuída pelo mundo. A produção, claro, é limitada.
A pintura comemorativa combina dois tons: laranja e preto. A carenagem e os escapes têm inscrições especiais. O tanque de combustível exibe um emblema tridimensional com a logomarca dos 25 anos, e o banco do passageiro ganhou uma cobertura (removível) nos mesmos tons, arredondada, assim como as formas volumosas da carenagem, que se mantiveram inalteradas durante todo esse tempo.
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Suzuki Hayabusa em três gerações
A primeira geração da Suzuki Hayabusa durou 18 anos, sem mudanças. O foguete, fácil de domar em estradas, igualmente pode ser classificado como Sport Touring. A segunda geração foi lançada em 2007: o motor de quatro cilindros em linha saltou de 1.299cm³ para 1.340cm³ a ganhou a adição da eletrônica do Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), que permite ao piloto escolher a forma de entrega de potência.
A terceira geração foi introduzida em 2021: o DNA com generosas formas arredondadas foi mantido. Entretanto, 550 novas peças foram adicionadas, e a velocidade máxima acabou limitada a “apenas” 299km/h. O visual “torneado”, contudo, garante um bom coeficiente de penetração aerodinâmica, além de conforto ao piloto.
As aberturas frontais comprimem o ar para a caixa do filtro (aumentada de 10,3 para 11,5 litros), funcionando como um turbo em altas velocidades: é o tradicional sistema SRAD (Suzuki Ram Air Direct). Com isso, a potência do motor chega a 190cv a 9.700rpm, e o vigoroso torque atinge 15,3kgfm a 7.000rpm.
Eletrônica
A Suzuki Hayabusa 25 Anos, de terceira geração, ganhou uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, que gerencia a eletrônica. São três mapas fixos de motor e três customizáveis, além de 10 níveis de controle de tração, 10 de controle de empinada, três de controle de largada e três de freio motor. Todos são desativáveis.
Entre os assistentes de pilotagem, há o Hill Hold, para partidas em rampas, o quick shifter bidirecional (pode ser desligado) para trocar as marchas sem usar a embreagem, o piloto automático para viagens e até um limitador de velocidade. O painel mistura elementos analógicos e digitais: uma tela de TFT indica, inclusive, o ângulo de inclinação nas curvas.
O quadro e a balança da suspensão traseira são em alumínio, assim como as rodas de 17 polegadas. As suspensões são Kayaba reguláveis, com garfo invertido de 43mm e 120mm de curso na dianteira e mono na traseira. O freio dianteiro tem pinças Brembo Stylema de quatro pistões e duplo disco de 320mm (10mm maior que a geração anterior). Já o traseiro tem disco simples com pinça Nissin.
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