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Suzuki V-Strom 650 - A irmã vai viajar

Nova moto chega ao Brasil até o fim do ano para compor a linha, com modelo maior. Motor de 650 cm³ de cilindrada equipa versão que ocupará lacuna no mercado

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Seguindo a trilha da ampliação de sua linha, a Suzuki apresenta até o fim do ano no Brasil o modelo V-Strom 650, que é a irmã menor da V-Strom 1000, já comercializada aqui. A dúvida que ainda persistia até o lançamento era o preço próximo ao da irmã maior, já que são motos semelhantes, inviabilizando sua comercialização. Entretanto, o grande vácuo neste segmento parece anular a desvantagem, permitindo seu desembarque oficial.

A montadora não confirma, mas os concessionários já foram informados sobre o novo modelo, ainda sem valor definido. Em um raciocínio provável, o preço deve manter a mesma proporção praticada na Europa, com uma diferença entre 20% e 30%, entre o modelo maior e o menor. A V-Strom 1000 é comercializada no Brasil por cerca de R$ 43 mil, o preço da irmã menor V-Strom 650 ficaria em torno de R$ 32 mil, no "limite" do custo/benefício.

Mercado
Um dos mais versáteis modelos da Suzuki, a DR 650, on-off road, com motor de um cilindro, não mais é comercializada no Brasil. Assim, há lacuna que a montadora pretende tampar parcialmente com a nova V-Strom 650, que ainda concorre com as BMW F 650 GS, G 650 Xmoto e Xcountry, que, se confirmada a previsão, teriam preço superior. Outra concorrente é a Yamaha XT 660, que teria preço inferior, e a Honda Hornet 600, com preço semelhante, mas em outro segmento.

Motor tem dois cilindros em V, que fornece 67 cv


Classificada como Enduro Spor Tourer pela montadora, a V-Strom 650 é capaz de encarar qualquer estrada com conforto e versatilidade. Se não tem a potência da irmã maior, tem mais agilidade, para o uso diário também na cidade, por exemplo. O motor herdado do modelo SV 650, com as devidas alterações, é um dois cilindros em V, com inclinação a 90 graus, de 645 cm³, com injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro, e além de refrigeração líquida.

Técnica
O visual é bastante semelhante ao da irmã maior, mas o banco é mais baixo, a 820 mm do solo, possibilitando mais conforto para quem não tem estatura tão elevada. Conforto também proporcionado pelo pára-brisa, que pode ser regulado na altura em até 50 mm, melhorando a aerodinâmica. A marca também vende opcionais e acessórios, como bauletos e bolsas, para acomodar a bagagem em viagens. O sistema ABS de freios é opcional.

O motor fornece 67 cv a 8.800 rpm, capaz de, segundo a fábrica, levar a V-Strom 650 à velocidade final de 179,8 km/h. A suspensão dianteira é do tipo telescópica convencional, com tubos de 43 mm de diâmetro, e a traseira, mono. O freio dianteiro tem duplo disco com 310 mm de diâmetro e o traseiro, disco simples de 260 mm. O quadro é em alumínio, com dupla trave e reforços laterais. O câmbio tem seis marchas e os aros são raiados com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, com pneus de asfalto. O tanque comporta 22 litros e o peso a seco é de 189 kg.