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Suzuki V-Strom 800 e GSX-8S: para segmentos diferentes

Modelos V-Strom 800 e GSX 800S nasceram juntos e compartilham motor, quadro, painel e outros componentes, porém, visam segmentos diferentes

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A nova V-Strom 800 manteve o nome com a letra V, que caracterizava o motor com dois cilindros de arquitetura em V inclinados em 90 graus
A nova V-Strom 800 manteve o nome com a letra V, que caracterizava o motor com dois cilindros de arquitetura em V inclinados em 90 graus Foto: A nova V-Strom 800 manteve o nome com a letra V, que caracterizava o motor com dois cilindros de arquitetura em V inclinados em 90 graus

Apresentados no Salão de Milão, Itália, em novembro de 2022, os modelos on-off road V-Strom 800 e a naked GSX 8S 800 vão desembarcar oficialmente no Brasil, no segundo semestre deste ano. Porém, os preços ainda não estão confirmados.

Suzuki GSX-8S modelo 2023 azul de frente em movimento na curva no asfalto
A nova GSX-8S manteve a sigla GSX, característica dos modelos equipados com motor de quatro cilindros em linha, embora tenha perdido dois

Os dois modelos compartilham o mesmo e inédito motor de dois cilindros paralelos com 776cm³ e outros componentes. Entretanto, foram separadas na maternidade para rodar em dois segmentos completamente distintos. A aventureira V-Strom 800, capaz de encarar terra, estilo big trail, e a GSX-8S para asfalto lisinho.

Curiosamente, a nova V-Strom 800 manteve o nome com a letra V, que caracterizava o motor com dois cilindros de arquitetura em V inclinados em 90 graus da linha V-Strom. Já a nova GSX-8S também manteve a sigla GSX, característica dos modelos equipados com motor de quatro cilindros em linha, embora tenha perdido dois.

Os novos modelos também podem provocar substituições na área. A atual linha V-Strom conta com o modelo 650cm³, com motor de dois cilindros em V de 71cv, candidata a subir no telhado e sair de linha. A atual GSX-S750, com motor de quatro cilindros em linha e 114cv, iria pelo mesmo caminho. Ambas substituídas pelos novos modelos com motor de dois cilindros paralelos.

Suzuki V-Strom 800 foi inspirada em modelo da década de 1980

Outro dado interessante é que apesar de novinha em folha, a V-Strom 800 tem o visual inspirado no modelo DR 800 da década de 1980, com o para-lama dianteiro estilo “bico de pato” e considerada a maior mono cilindro do mundo.

O para-brisa pode ser regulado em três níveis e a roda raiada dianteira subiu de 19 para 21 polegadas de diâmetro em relação à V-Strom 650, caracterizando uma pegada ainda mais fora de estrada.

A suspensão dianteira é invertida com 220mm de curso. Mesma medida da suspensão traseira mono, em balança de alumínio. Ambas Hitachi Astemo (Showa). O painel é em tela TFT com cinco polegadas de diâmetro e os freios ABS tem a opção de desligar o sistema na roda traseira para enfrentar terra.

O motor de dois cilindros em linha tem defasagem de ignição de 270 graus e entrega 84,3cv a 8.500rpm e um torque de 8kgfm a 6.800rpm. O propulsor é assistido com eletrônica no quick shift de duas direções, três níveis de entrega de potência e quatro de controle de tração, incluindo o Gravel, para cascalho e terra.

A GSX-8S tem motor com potência um pouco menor

O motor de dois cilindros paralelos e 776cm³ é o mesmo da V-Strom 800, assim como o painel em tela TFT colorido e o quadro em aço. Entretanto, ajustes para as novas funções alteraram a potência, que atinge 82,9cv a 8.500rpm, mantendo o torque de 8,9kgfm a 6.800rpm.

Os recursos eletrônicos permanecem com o quick shift de duas direções, com três níveis de entrega de potência e três de controle de tração, suprimindo o modo Gravel para terra.

A ciclística e a ergonomia são diferentes. A suspensão dianteira é Kayaba invertida com 130mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, também é Kayaba. O freio dianteiro tem duplo disco de 310mm com pinças Nissin radiais de quatro pistões. O freio traseiro tem disco de 240mm com pistão único. O ABS não pode ser desligado.

O visual naked (pelado) inclui faróis em LED empilhados na dianteira em micro carenagem e escape de saída curta e baixa. O tanque de combustível tem capacidade de 14 litros (contra 20 da V-Strom 800) e as rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro.

Téo Mascarenhas já testou a Suzuki GSR 150i, modelo de baixa cilindrada. Confira!

https://youtu.be/iOEugzsz4EM

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