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Triumph lança a Trident 660, novo modelo de entrada com preço de R$ 47.490

Equipada com motor de três cilindros em linha, dois modos de pilotagem e controle de tração, a Trident 660 tem visual limpo e painel com conectividade

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Triumph lança a Trident 660, novo modelo de entrada com preço de R$ 47.490
Triumph lança a Trident 660, novo modelo de entrada com preço de R$ 47.490 Foto: Triumph lança a Trident 660, novo modelo de entrada com preço de R$ 47.490

O farol redondo de sete polegadas com escudo da marca é em LED

 

A inglesa Triumph apresentou a naked Trident 660 inicialmente para o mercado europeu, para em seguida se transformar em modelo global. O seu desembarque no Brasil está confirmado, com montagem em Manaus, Amazonas, e será a moto de entrada da marca, como opção mais acessível de sua linha, com uma pegada mais divertida e descomplicada. A roadster, equipada com o tradicional propulsor de três cilindros em linha, incorpora eletrônica, painel com conectividade ao celular e iluminação em LED. O fabricante já definiu o preço para o mercado brasileiro: R$ 47.490.


O nome Trident já foi usado pela Triumph nos anos 1960, também com um modelo de três cilindros e 740cm³, para tentar combater os avanços dos fabricantes japoneses e, já em nova fase da marca, nos anos 1990, com um modelo de 900cm³. A moto atual, que revive o batismo, começou a ser desenvolvida em 2010, ainda como conceito, quando foi apresentada no London Design Museum, com desenho do projetista italiano Rodolfo Frascoli. De lá para cá, as formas e a arquitetura do motor permaneceram praticamente as mesmas no modelo definitivo.

A roadster tem o banco a 805mm de altura em relação ao chão e pesa 189 quilos


TRINCA O motor de três cilindros em linha, com 660cm³, foi desenvolvido especialmente para o modelo, a partir dos propulsores disponíveis da marca na linha Street Triple, com 67 novos componentes, para oferecer maior torque em giros mais baixos e favorecer o uso diário. A potência atinge 81cv a 10.250rpm e torque máximo de 6,5kgfm a 6.250rpm. O câmbio tem seis marchas e a embreagem é deslizante. O desenvolvimento do modelo, que será manufaturado na Tailândia e enviado para cá para ser acabado, também agregou sistemas eletrônicos de auxilio à pilotagem.

Setas, para-lama e placa foram deslocadas para um suporte próprio, junto à roda traseira

O painel pode ser espelhado ao celular, via Bluetooth, por meio do aplicativo Triumph


O pacote conta com o acelerador eletrônico (ride-by-wire) e dois modos de pilotagem: Road (estrada) e Rain (chuva), quando a entrega de potência é mais progressiva e suave. Além disso, conta com o controle de tração, que pode ser desligado. Outra comodidade atual é o painel multifunção. Com formato arredondado, para manter o estilo, conta com tela dividida em LCD e TFT, e pode ser conectado ao celular, via Bluetooth, por meio de aplicativo próprio Triumph e fornecer navegação, música, controle de telefone e até interação da câmera GoPro acoplada.

O quadro é totalmente novo, em tubos de aço, e as rodas de liga leve com aros de 17 polegadas

A traseira tem lanterna integrada à compacta rabeta


ESTILO O projeto deixou as formas mais limpas, para ser uma moto descomplicada e atender um segmento mais “jovem” que está subindo de categoria. Porém, as modernidades foram incluídas. A iluminação é totalmente em LED, com o farol redondo de sete polegadas e emblema Triumph integrado. Na traseira, uma solução radical que integra a lanterna à compacta rabeta, deixando o conjunto com aspecto fluído, como nas motos de competição. Setas, para-lama e placa foram deslocadas para um suporte próprio, junto à roda traseira.


O motor de três cilindros entrega 81cv e torque máximo de 6,5kgfm a 6.250rpm

Outra característica é a altura do banco a 805mm do chão e o peso de 189kg, já abastecida, que também facilitam o manejo. O quadro é totalmente novo, em tubos de aço, e as rodas de liga leve com aros de 17 polegadas. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 133,5mm de curso e regulagens na pré-carga, ambas da marca Showa. O freio dianteiro tem duplo disco de 310mm, com pinças Nissin de duplo pistão. Na traseira, um disco simples, com 255mm. Ambos com sistema ABS.

Modelo será manufaturado na Tailândia e enviado para o Brasil para acabar de ser montado