A marca inglesa Triumph assombrou o mundo, quando, em 2003, lançou a enorme cruiser Rocket (foguete) com motor de 2.3 litros, digno de especificação de carro. Para encaixar o motor no quadro a solução foi suprimir um cilindro do propulsor, que, em vez de quatro, tem três cilindros em linha, e colocar o motor longitudinalmente, já que transversalmente ficaria tão largo que comprometeria tanto a estética quanto a capacidade de circulação.
O efeito colateral dessa medida é que o comprimento do modelo ficou exagerado. A Rocket III mede 2,5 metros e tem entre-eixos de 1.695 mm. Tecnicamente, é boa para trechos de retas, mas pouco ágil nos sinuosos. Além disso, o peso a seco é de 320 quilos. Um gigante, que faz sucesso exatamente pelo seu tamanho e formas exóticas. Para completar a linha, a Triumph lançou, em 2006, o modelo Rocket III Classic, com acabamento diferenciado e algumas mudanças técnicas, que agora chega à sua versão 2007.
Montagem
Os dois modelos são importados diretamente para o Brasil, mas o representante da marca (Izzo Motor) tem planos para instalar em Manaus uma linha de montagem básica dos modelos Triumph, inclusive as Rocket.
No quesito ergonomia, a Rocket III Classic tem um banco maior, para proporcionar ainda mais conforto para piloto e garupa. As plataformas de apoio dos pés também foram aumentadas e reposicionadas, para transmitir maior segurança e comodidade em trajetos mais longos. No visual, as saídas dos escapamentos são assimétricas. Dois do lado direito e apenas um do lado esquerdo.
Usina
Outro elemento que se destaca visualmente é o conjunto óptico dianteiro. São dois faróis redondos, como os instrumentos do painel. Entretanto, o grande destaque é o coração. Um motorzão de 2.294 cm³, com três cilindros em linha, refrigeração líquida, injeção eletrônica, que gera 142 cv a 6.000 rpm. Já o torque é de absurdos 20,4 kgfm a ínfimos 2.500 rpm, que permite o piloto acelerar a Rocket sem se importar com peso, subida, velocidade ou marcha engatada, transformando o modelo em uma verdadeira campeã no quesito musculatura.
O câmbio tem cinco marchas e transmissão final por eixo cardã, para agüentar o tranco. O freio dianteiro tem duplo disco, com 320 mm de diâmetro e pinças de quatro pistãos. O traseiro é simples, com 316 mm. O quadro é de tubos de aço e a suspensão traseira tem dois amortecedores, enquanto a dianteira é invertida, com tubos de 43 mm. O tanque de combustível comporta 24 litros e as rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas na dianteira e 16 na traseira, calçadas com enormes pneus de 240 mm de diâmetro. A Triumph Rocket III Classic é comercializada por R$ 96.900. Informações: (31) 3275-2711.