UAI

Triumph Speed Triple 1.050 Matt Black - Tem, mas acabou

Com produção limitada a 50 motos, versão especial, importada da Inglaterra, tem pintura em preto fosco e escapes duplos, conservando o motor de três cilindros em linha

Publicidade
Foto:

Pintura Matt Black (preto fosco) transmite agressividade

O modelo Speed Triple, da inglesa Triumph, nasceu em 1994, com motor de 955cm³, fruto 'depenado' da superesportiva Daytona 955, de quem herdou o motor de três cilindros em linha. Assim, virou uma naked (pelada), de coração esportivo. Em 2005, o motor foi anabolizado e acertado, passando para 1.050 cm³, e o modelo ganhou também atualizações estéticas, e os escapamentos duplos foram reposicionados, passando para o alto, conforme tendência dominante na época.

O modelo segue atual, com muito porte e motor propositalmente à mostra, e é importado oficialmente pelo Brasil, por R$ 51.530. Na Inglaterra, porém, a montadora preparou uma edição especial, batizada de Matt Black, com apenas 50 exemplares produzidos e um custo (lá) de 11.500 euros (R$ 32,2 mil). Trata-se de uma moto para colecionadores, que, de tão rara, dificilmente deverá ser vista pelas ruas, e tampouco nas concessionárias. O modelo conserva as características técnicas do modelo original, e se difere dele pela pintura especial.

Black

Escapes têm saídas altas, junto ao banco, que é mais curto


A pintura e decoração, batizadas de Matt Black, é uma recriação de alguns modelos dos anos 50, pintados de preto fosco, para transmitir idéia e sensação de mais esportividade. A época era também da invenção das famosas 'café Racers': motos preparadas pelos próprios donos, que saíam dos pontos de encontro da moçada, normalmente pacatos cafés, para pegas de ida e volta. Os pegas acabaram, mas o estilo permaneceu, prosperou e se espalhou pelo mundo, com um público fiel e cativo.

Atualmente, muito mais musculosas, essas motos também ganharam uma nova interpretação, que funde estilos. Elas foram batizadas de street fighter (guerreiro urbano), já que têm grande poder de aceleração (nos muitos sinais urbanos, por exemplo) e agilidade na condução. O motor da Triumph Speed Triple tem três cilindros em linha, em vez dos tradicionais quatro também em linha, das japonesas, ou dos dois cilindros em V, das italianas. Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o propulsor fornece 131 cv a 9.250 rpm. Um projeto capaz de proporcionar desempenho, com dimensões reduzidas e leveza.

Estilo

O visual impressiona. O banco mais curto e a pintura em preto fosco (da lataria) e em preto brilhante (no motor e rodas) reforçam a impressão de agressividade. Os faróis duplos cromados e destacados, fazem um interessante contraponto estilístico. O conjunto inclui ainda um painel misto, com elementos analógicos e digitais.

O quadro é perimetral, com tubos de alumínio, que abraçam o motor por cima, fazendo curvas suaves. Os freios dianteiros têm dois discos de 320 mm de diâmetro, com pinças radiais. O traseiro tem 220 mm. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso. A suspensão traseira mono e regulável está ancorada em monobraço, com 140 mm de curso. As rodas são de 17 polegadas. O câmbio tem seis marchas e o peso a seco é de 189 kg.