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Triumph Tiger 1200: modelo desembarca com três novas versões

As novas as novas GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer trazem algumas mudanças, como o novo motor três cilindros T-Plane e muita tecnologia para segurança e conforto

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Os três modelos dividem a nova geração do motor de três cilindros em linha com 1.160cm³, batizado de T-Plane
Os três modelos dividem a nova geração do motor de três cilindros em linha com 1.160cm³, batizado de T-Plane Foto: Os três modelos dividem a nova geração do motor de três cilindros em linha com 1.160cm³, batizado de T-Plane

Os modelos Tiger 1200 foram totalmente modernizados, ganhando motor mais potente, menor peso e mais eletrônica, incluindo suspensões semiativas e até um radar. A centenária marca inglesa Triumph tem no Brasil um dos maiores mercados mundiais dos modelos aventureiros Tiger. Instalada oficialmente no país desde 2012, com fábrica em Manaus, Amazonas, tratou de lançar a radical modernização da linha Tiger 1200, aqui, já como modelo 2022, logo depois de sua apresentação ao mundo no fim de 2021.

Nem as dificuldades logísticas impostas pela pandemia impediram o desembarque dos modelos Triumph Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer. Os três modelos dividem a nova geração do motor de três cilindros em linha com 1.160cm³, batizado de T-Plane.

Triumph Tiger 1200 modelo 2022 de lado na terra azul e prata com baú
Modelo tem atributos para andar com desenvoltura no fora de estrada (Fotos: Motopix/Divulgação)

As vantagens do três cilindros

A arquitetura de motor com três cilindros em linha é uma marca da Triumph. O formato permite um propulsor compacto ante o quatro em linha, embora, tenha características de performance semelhantes. Além disso, não é muito maior que os dois em linha, incorporando também atributos de torque.

Para tanto, a ordem de ignição dos cilindros foi alterada para 1, 3 e 2. O efeito colateral é que o “assobio” do motor (outra marca das Triumph Tiger), ficou mais rouco. Uma bagatela frente aos 9cv a mais e acréscimo de 0,8kgfm de torque em relação ao modelo anterior. O novo motor entrega 150cv a 9.000rpm e torque de 13,3kgfm a 7.000rpm. Uma verdadeira usina “concentrada” para não interferir nas dimensões compactadas exigidas pelo estilo big trail.

Eletrônica inserida na reforma

Como forma de aproveitar a potência e torque para as diversas situações de pilotagem e características de cada um dos três modelos Triumph Tiger 1200, a eletrônica acompanhou a reforma geral. Todos os modelos contam com a unidade de medição inercial (IMU), que controla o grau de intensidade da aplicação dos freios ABS de curvas e o controle de tração de curvas. Entretanto, os mapas de motor são individualizados.

O modelo Triumph Tiger 1200 GT Explorer, mais voltado para asfalto, tem rodas em liga leve com aro de 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 18 na traseira, calçadas com pneus Metzeler Tourance e tanque com capacidade de 30 litros. O modelo Tiger 1200 GT Pro, porém, apresentado lá, também deve desembarcar cá em breve para aumentar a linha.

São quatro modos de pilotagem: Rain (com potência reduzida para 100cv), Road, Sport e Off-Road com níveis de controle de tração, potência e freios padronizados. O quinto modo de pilotagem, User, permite variar os níveis de atuação dos sistemas, conforme a preferência do piloto.

Triumph Tiger 1200 modelo 2022 de traseira na terra azul e prata com baú
Na suspensão dianteira, garfo invertido de 49mm de diâmetro e mono atrás em balança de alumínio assimétrica (Foto: Motopix/Divulgação)

Apetrechos para encarar a pauleira com a Triumph Tiger 1200

Os modelos Triumph Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer (mais off-road), além dos modos de pilotagem Rain, Road, Sport, Off-Road e Rider também contam com o Off-Road Pro. Este, desliga o ABS, controle de tração e ajusta a suspensão para travessuras mais pesadas na terra. Neste ponto, as rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, calçadas com pneus Metzeler Karoo Street. Conjunto melhor para encarar a pauleira.

As suspensões ignoram as pancadas, com sistema semi-ativo Showa. Ajustam o amortecimento e a pré-carga eletronicamente. Na dianteira, garfo invertido de 49mm de diâmetro e mono atrás em balança de alumínio assimétrica (Tri-Link), 1,5kg mais leve. Ambas com 220mm de curso. A Triumph GT Explorer tem suspensões igualmente semiativas, mas com 200mm de curso.

Há 7 anos, Téo Mascarenhas testou a Triumph Tiger Explorer 1200 ABS para o VRUM. Assista!

https://youtu.be/9yOKHUct7HQ

Para maior autonomia, a Triumph Rally Explorer conta com tanque de 30 litros, enquanto a Rally Pro tem 20 litros. Além disso, a Rally Explorer tem aquecimento de banco e barras de proteção do tanque. Já a Rally Pro, tem protetor de cárter. Porém, o monitoramento da pressão dos pneus, só para a GT Explorer e Rally Explorer.

Todos os modelos contam com carregador USB (embaixo do banco), piloto automático, cavalete central, manoplas aquecidas, protetores de mão, chave inteligente, iluminação em LED, luzes auxiliares e farol adaptativo, que ilumina dentro da curva quando a moto se inclina. Os freios contam com duplo disco de 320mm na dianteira, com pinças Brembo monobloco radiais. Atrás, disco de 282mm.

Triumph Tiger 1200 modelo 2022 detalhe do painel digitasl colorido
Painel com tela TFT colorida de sete polegadas que tem diferentes tipos de apresentação e sistema de conectividade My Triumph (Foto: Motopix/Divulgação)

Experimentamos as novidades da Triumph Tiger 1200

A primeira tarefa com as Triumph Rally Pro e Explorer é conseguir parar e alcançar o chão com os pés. Para quem tem pernas curtas é um malabarismo, apesar do banco ajustável entre 875mm e 895mm. No quesito altura, a GT Explorer, com roda dianteira e suspensão menores, é mais confortável, com banco entre 850mm e 870mm.

Para compensar, a Triumph conseguiu a proeza de reduzir 25kg (em média) nos modelos, o que facilita muito a pilotagem, além de um banco opcional, 20mm mais baixo. Os modelos também contam com para-brisa ajustável mecanicamente entre 1.436mm e 1.497mm, que protegem bem, além do eixo cardã na transmissão.

Triumph Tiger 1200 modelo 2022 detalhe da roda dianteira com discos de freios
Roda de liga leve de 19 polegadas com duplo disco de freio para garantir mais segurança (Foto: Motopix/Divulgação)

Andando, a conversa é outra. A altura some, com suspensões e motor incansáveis (ao contrário do piloto), com destaque para as retomadas, ponto crucial na terra, somado ao aro 21 na dianteira. Um trator, junto com o facilitador quick shift de duas direções. Pilotando em pé (ou sentado), é só pressionar o pedal de marcha, sem se preocupar com a embreagem deslizante. Por outro lado, na estrada a Triumph GT Explorer, com o tancão e a roda menor (19) “deita o cabelo”.

O novo quadro tubular (5,4kg mais leve), com subchassi em alumínio parafusado, permite substituição das pedaleiras para uso intensivo no fora de estrada, ou acoplamento de malas e top case para viagens. No trânsito, o assistente de arrancada em ladeiras (hill hold) quebra o galho, especialmente quando carregada, além de um detector de barbeiragens. Um radar (disponível na Triumph GT Explorer e Rally Explorer), que indica com uma luzinha nos retrovisores a aproximação de carros nos pontos cegos, para salvar sua pele.

Tudo controlado por um painel com tela TFT colorida de sete polegadas que tem diferentes tipos de apresentação e sistema de conectividade My Triumph, que permite espelhamento do smartphone e seus aplicativos.

Triumph Tiger 1200 modelo 2022 estática verde e prata na areia
Novo quadro tubular (5,4kg mais leve), com subchassi em alumínio parafusado, permite substituição das pedaleiras para uso intensivo no fora de estrada (Foto: Motopix/Divulgação)

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