A centenária marca inglesa Triumph, instalada oficialmente no Brasil, com linha de montagem em Manaus (AM), tem na arquitetura de motor com três cilindros em linha uma de suas principais características. O modelo Tiger Sport 660, lançado em 2022 com este tipo de propulsor, ganha agora a nova versão Triumph Tiger Sport 660 Touring, com preço sugerido de R$62.874.
O modelo Touring acrescenta de série um top box (baú) traseiro e o sistema quick shift, que permite trocar as marchas para cima e para baixo sem usar a embreagem e sem desacelerar. O espaço para “carga” (também apelidado de porta-malas) aumenta a aptidão turismo para viagens, reforçada pela semi carenagem e para-brisa dianteiro.
O top box é uma parceria com a marca italiana Givi, com 47 litros de volume e acondiciona dois capacetes fechados, por exemplo. O equipamento já vem de série pintado na cor da motocicleta (azul ou vermelho), e o trinco abre e fecha com a mesma chave original do contato. Para aumentar a capacidade de transporte, o modelo também pode receber malas laterais, porém, como acessórios.
Mecânica da Triumph Tiger 660 Sport Touring
O motor tricilíndrico tem precisamente 659 cm³, quatro válvulas por cilindro com duplo comando e arrefecimento a líquido. Ele entrega 81cv de potência a 10.250rpm e 6,5kgfm de torque a 6.250rpm. A eletrônica, com acelerador “ride-by-wire”, tem dois modos de pilotagem: Road (Estrada) e Rain (Chuva, para pisos com pouca aderência). Há também controle de tração, que, entretanto, pode ser desligado.
O conjunto mecânico da Triumph Tiger 660 Sport Touring é basicamente o mesmo do modelo naked Trident 660, também à venda no mercado nacional. Contudo, para transportar maior peso, o sub-quadro foi reforçado e ficou ligeiramente mais longo.
O quadro, com arquitetura em tubos de aço é o mesmo, porém, para cumprir melhor a função “touring” com mais conforto, ganhou uma balança da suspensão traseira maior aumentando a distância entre eixos em 17 mm.
A suspensão dianteira é invertida Showa, com tubos de 41 mm de diâmetro e 150 mm de curso, com funções separadas. Uma bengala faz a compressão e a outra o retorno. A suspensão traseira é do tipo mono, igualmente com 150 mm de curso, mas com ajustes remotos na pré-carga, o que facilita a adequação do peso.
Comodidades
Para maior conforto aerodinâmico, especialmente em viagens, o para-brisa pode ser regulado na altura, embora manualmente. Como complemento, pode ser equipado com punhos aquecidos, sensores de pressão dos pneus e tomada USB sob o banco para plugar eletrônicos.
O painel da Triumph Tiger 660 Sport Touring tem tela digital em TFT e pode ser pareado ao smartphone, via aplicativo dedicado My Triumph para acessar sistema de navegação, chamadas, playlist e até a câmera GoPro. Para ampliar a autonomia (em relação aos modelos “irmãos” Trident 660 e Tiger Sport 660), a capacidade do tanque saltou de 14 para 17,2 litros.
As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro, calçadas com pneus sem câmara com medidas de 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. A frenagem é com duplo disco de 310mm com pinças Nissin na dianteira e disco simples de 255mm na traseira, ambos com ABS.
O visual da Triumph Tiger 660 Sport Touring tem ainda iluminação em LED, com dois faróis separados por uma tomada de ar na parte central da semi-carenagem e escape de saída curta e baixa.
Já testamos a Triumph Tiger 800 XRx: assista ao vídeo!
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