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Nova linha Triumph Tiger 900: Afiando os dentes

As novas Tigresas 900, modelo 2024, ganharam mais potência, melhor retomada, novo painel e um visual que conserva o DNA Tiger, mas aprimora as formas

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Linha 2024 da Triumph Tiger 900 será lançada primeiro na Europa
Linha 2024 da Triumph Tiger 900 será lançada primeiro na Europa Foto: Linha 2024 da Triumph Tiger 900 será lançada primeiro na Europa

A Triumph do Brasil anunciou, no início de outubro, que atingiu 50 mil motos produzidas desde a instalação da fábrica em Manaus, Amazonas, em 2012. O modelo escolhido para registrar o marco foi a Tiger 900 GT Aragón, em edição limitada, inspirada na vitória de Iván Cervantes na prova Baja Aragón, em 2022. É que a linha Tiger 900 é responsável por 40% de toda a produção nacional.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho de frente estatica no estudio
Modelo ganhou mudanças visuais, com novo para-lama dianteiro e painéis laterais

Agora, a marca inglesa anuncia, a partir da Europa, o lançamento da linha Tiger 900 modelo 2024, composta dos modelos Tiger 900 GT, Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro com muitas modificações. A modernização inclui o visual, a ergonomia, o motor, a eletrônica e o painel, resultando em cerca de 13% a mais de potência e uma redução de 9% no consumo de combustível, segundo a marca.

As atualizações também vão chegar ao Brasil (um dos maiores consumidores mundiais da linha), embora sem datas previstas. O motor de três cilindros em linha (com virabrequim T-Plane) tem ordem de ignição em 1,3,2, que entrega 108cv (acréscimo de cerca de 12cv em relação ao anterior) e torque de 9,2kgfm. Segundo a Triumph, a melhor distribuição de giros melhora a pilotagem em baixas velocidades, proporcionando também retomadas mais vigorosas.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho de lateral estatica no estudio
O motor é um três cilindros que entrega 108cv de potência máxima

Mudanças no visual

O visual manteve as linhas gerais, entretanto, o novo desenho do para-lama dianteiro superior, que compõe o bico da moto, junto com novos painéis laterais e novo quadro de instrumentos, modernizam o visual. Cores e grafismos de praxe também foram alterados nas versões 2024. As luzes de posição foram alteradas em todos os modelos, que também ganharam sistema que ativa os piscas em caso de frenagem de emergência.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho painel digital estatica no estudio
Painel digital em tela TFT de sete polegadas e conectividade com smartphone

Outra mudança foi na ergonomia da nova linha Triumph Tiger. O banco foi redesenhado com ajuste de altura de 20mm, além de aquecimento. Um assento ainda mais baixo em 20mm está disponível como acessório, deixando o modelo GT a 800mm do solo. O guidão do modelo Rally Pro foi arqueado nas extremidades em 15mm para facilitar as manobras no fora de estrada. O para-brisa tem ajuste manual na altura em 50mm.

Os modelos Triumph Tiger GT e GT Pro, mais para o asfalto, têm rodas em liga leve com aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. A Rally Pro, mais fora de estrada, tem rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira e pneus sem câmara. Todos os modelos têm painel em tela TFT colorida de sete polegadas, com novo esquema de apresentação, conectividade com o smartphone e uma tomada USB adicional.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho banco estatica no estudio
Banco foi redesenhado e tem ajuste de altura, além de aquecimento

Suspensões ajustáveis

Em modelos de utilização mista, terra e asfalto, as suspensões têm importante papel. O modelo Triumph Tiger 900 GT tem suspensão dianteira Marzocchi invertida, com 45mm de diâmetro e 180mm de curso, ajustável, e traseira mono, com regulagem na pré-carga. O modelo GT Pro tem as mesmas medidas, porém, ajuste eletrônico na pré-carga traseira. O modelo Rally Pro tem suspensão dianteira invertida Showa, com 45mm de diâmetro com 240mm de curso, e na traseira, sistema mono com 230mm. Ambas plenamente ajustáveis.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho de traseira detalhe escapamento estatica no asfalto
O escapamento Akrapovic é vendido como acessório para o modelo

Na eletrônica, todos os modelos Triumph Tiger têm sistema de freios ABS de curvas, com pinças Brembo monobloco Stylema, além de controle de tração. São quatro modos de pilotagem padrão: Road, Rain, Sport e Off-Road. O modelo GT Pro tem o modo extra Rider, que permite livre configuração, e a Rally Pro tem ainda o modo Off-Road Pro, que desativa o ABS e o controle de tração para o fora de estrada mais pesado.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho de traseira com malas estatica no asfalto
Modelo pode ser equipado também com baús com trancas

Os modelos Triumph Tiger 900 GT Pro e Rally Pro têm o sistema quick shift para trocas de marchas sem o uso da embreagem. Os modelo Pro também tem embreagem deslizante e assistida, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus e punhos aquecidos de série. Entre os mais de 50 acessórios, entre bolsas, protetores e peças em carbono, está o escape Akrapovic, que reduz o peso em 1 quilo.

triumph tiger 900 modelo 2024 preto e vermelho de frente em movimento saltando na terra
Versão aventureira têm pneus apropriados para o fora de estrada

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