A Triumph do Brasil anunciou, no início de outubro, que atingiu 50 mil motos produzidas desde a instalação da fábrica em Manaus, Amazonas, em 2012. O modelo escolhido para registrar o marco foi a Tiger 900 GT Aragón, em edição limitada, inspirada na vitória de Iván Cervantes na prova Baja Aragón, em 2022. É que a linha Tiger 900 é responsável por 40% de toda a produção nacional.
Agora, a marca inglesa anuncia, a partir da Europa, o lançamento da linha Tiger 900 modelo 2024, composta dos modelos Tiger 900 GT, Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro com muitas modificações. A modernização inclui o visual, a ergonomia, o motor, a eletrônica e o painel, resultando em cerca de 13% a mais de potência e uma redução de 9% no consumo de combustível, segundo a marca.
As atualizações também vão chegar ao Brasil (um dos maiores consumidores mundiais da linha), embora sem datas previstas. O motor de três cilindros em linha (com virabrequim T-Plane) tem ordem de ignição em 1,3,2, que entrega 108cv (acréscimo de cerca de 12cv em relação ao anterior) e torque de 9,2kgfm. Segundo a Triumph, a melhor distribuição de giros melhora a pilotagem em baixas velocidades, proporcionando também retomadas mais vigorosas.
Mudanças no visual
O visual manteve as linhas gerais, entretanto, o novo desenho do para-lama dianteiro superior, que compõe o bico da moto, junto com novos painéis laterais e novo quadro de instrumentos, modernizam o visual. Cores e grafismos de praxe também foram alterados nas versões 2024. As luzes de posição foram alteradas em todos os modelos, que também ganharam sistema que ativa os piscas em caso de frenagem de emergência.
Outra mudança foi na ergonomia da nova linha Triumph Tiger. O banco foi redesenhado com ajuste de altura de 20mm, além de aquecimento. Um assento ainda mais baixo em 20mm está disponível como acessório, deixando o modelo GT a 800mm do solo. O guidão do modelo Rally Pro foi arqueado nas extremidades em 15mm para facilitar as manobras no fora de estrada. O para-brisa tem ajuste manual na altura em 50mm.
Os modelos Triumph Tiger GT e GT Pro, mais para o asfalto, têm rodas em liga leve com aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. A Rally Pro, mais fora de estrada, tem rodas raiadas com aro de 21 polegadas na dianteira e pneus sem câmara. Todos os modelos têm painel em tela TFT colorida de sete polegadas, com novo esquema de apresentação, conectividade com o smartphone e uma tomada USB adicional.
Suspensões ajustáveis
Em modelos de utilização mista, terra e asfalto, as suspensões têm importante papel. O modelo Triumph Tiger 900 GT tem suspensão dianteira Marzocchi invertida, com 45mm de diâmetro e 180mm de curso, ajustável, e traseira mono, com regulagem na pré-carga. O modelo GT Pro tem as mesmas medidas, porém, ajuste eletrônico na pré-carga traseira. O modelo Rally Pro tem suspensão dianteira invertida Showa, com 45mm de diâmetro com 240mm de curso, e na traseira, sistema mono com 230mm. Ambas plenamente ajustáveis.
Na eletrônica, todos os modelos Triumph Tiger têm sistema de freios ABS de curvas, com pinças Brembo monobloco Stylema, além de controle de tração. São quatro modos de pilotagem padrão: Road, Rain, Sport e Off-Road. O modelo GT Pro tem o modo extra Rider, que permite livre configuração, e a Rally Pro tem ainda o modo Off-Road Pro, que desativa o ABS e o controle de tração para o fora de estrada mais pesado.
Os modelos Triumph Tiger 900 GT Pro e Rally Pro têm o sistema quick shift para trocas de marchas sem o uso da embreagem. Os modelo Pro também tem embreagem deslizante e assistida, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus e punhos aquecidos de série. Entre os mais de 50 acessórios, entre bolsas, protetores e peças em carbono, está o escape Akrapovic, que reduz o peso em 1 quilo.
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