De São Paulo - A clássica Vespa completa 70 anos de história. Curiosamente, seu projetista, o engenheiro aeronáutico italiano Corradino D’Ascanio, não gostava de motocicletas. Por isso mesmo ele desenhou um modelo em que o piloto ia sentado, e não montado, facilitando o embarque e desembarque. Além disso, um quadro em chapas de aço, rodas pequenas – inspiradas nos aviões – e o motor deslocado para a traseira barateavam a produção no esforço do pós-guerra. O resultado foi o modelo batizado de MP6, lançado em 1946, produzido pela Piaggio, que nunca mais saiu das vitrines.
Também estava inventado o conceito dos futuros scooters, que se espalharam pelo mundo, e não pararam de evoluir. Inclusive, a própria Vespa, que retorna ao Brasil através do grupo de investimentos Asset Beccly, em um ousado plano de relançamento. A Vespa chegou ao país em 1958, passou a ser montada em Manaus em 1974, continuou popular nos anos 1980 para encerrar a produção nos anos 1990. A nova estratégia de expansão no Brasil, em parceria com a gigante italiana Piaggio, vai iniciar com os modelos importados, para a partir de 2018 produzir em fábrica própria.
MODELOS São quatro modelos disponíveis. O scooter Primavera, com as versões 125 e 150cm³ de cilindrada, terá ainda uma edição limitada e numerada de mil unidades da versão 150, com decoração especial e placa comemorativa da volta ao Brasil. Os outros são o Sprint 150, a GTS 300 e o modelo 946, com visual inspirado na Vespa pioneira MP6, de 1946, e decorada com a grife Empório Armani. As encomendas da edição limitada podem ser feitas a partir de 10 de outubro e a venda das demais em 22 de outubro. Porém, estranhamente, os preços não foram revelados até então, assim como o local de implantação da fábrica.
A forma de comercialização também não será convencional. Em vez de concessionárias, a rede será composta por boutiques, onde as novas Vespas serão expostas em ambiente fashion, com café, lounge e facilidades tecnológicas, além de acessórios e equipamentos, dentro de shoppings centers e áreas sofisticadas. Ainda este ano, a marca espera comercializar duas mil unidades. Em 2017, a previsão sobe para 12 mil unidades, e em 2018 para nada menos que atrevidas 35 mil unidades. Para tanto, até lá, serão instaladas 40 boutiques no Brasil.
CARACTERÍSTICAS O modelo Vespa Primavera, um dos mais populares da marca e lançado ainda em 1968, vem sofrendo constante modernização. A versão 125 conta com motor de um cilindro, quatro tempos, refrigeração a ar forçada, porta-malas sob o banco, câmbio automático CVT, potência de 10,7cv a 7.700rpm e torque de 1,1kgfm a 6.000rpm, freio a disco com ABS na dianteira e rodas com aros de 11 polegadas. A versão 150 conserva as mesmas características, mas a potência sobe para 12,9cv a 7.750rpm e o torque para 1,3kgfm a 7.750rpm.
O modelo Sprint tem farol retangular e o mesmo conjunto mecânico da Primavera 150. Porém, as rodas são um pouco maiores, com aros de 12 polegadas de diâmetro. A Vespa GTS 300 tem tomada USB, motor de um cilindro, quatro tempos, com 278cm³ e refrigeração líquida que fornece 22cv a 7.500rpm e um torque de 2,3kgfm a 5.000rpm. Os freios são a disco com ABS, as rodas aro 12 e a iluminação é de LED. O modelo 946 Emporio Armani tem peças em alumínio, couro, freios ABS e controle de tração. A motorização é a mesma da Primavera 125
*Viajou a convite da Asset Beccly/Vespa