UAI

Voltz vai lançar 5 motos elétricas em 2023; qual delas é pra você?

A Voltz, sinônimo de motos elétricas no Brasil, quer disputar em alguns segmentos inéditos como o das Big Scooters, Racing e Trail

Publicidade
Estação para troca de baterias da Voltz
Estação para troca de baterias da Voltz Foto: Estação para troca de baterias da Voltz

A Voltz é conhecida como o Tim Maia das motocicletas. Apesar de vender motos elétricas, a marca está ficando famosa por não entregá-las a tempo. Brincadeiras à parte, a empresa de Pernambuco anunciou que pretende lançar nada menos que cinco modelos em 2023, todos no primeiro semestre.

A ideia é explorar segmentos em que a Voltz ainda não está presente. Apesar do burburinho que tem causado, a marca tem poucos modelos: o de entrada é o scooter EV1 Sport (R$ 15.390); seguido pela street EVS (R$ 20.390), que tem a versão EVS Work (R$ 18.390), para uso profissional (motoboy mesmo!); e o triciclo Miles (sem preço disponível), voltado para entregas.

Quais são os novas motos elétricas da Voltz?

Bom, não se sabe por qual motivo, mas a Voltz só adiantou alguns segmentos em que pretende disputar a partir de 2023: Racing, Scooter, Big Scooter e Trail. Então, à medida que essas novas motos elétricas forem apresentadas, o Vrum promete trazê-las em primeira mão.

Em 2022 a Voltz inaugurou uma fábrica em Manaus (no Amazonas). A instalação tem capacidade para fabricar 200 mil motos elétricas por ano. Até o fechamento de novembro de 2022, a marca de Pernambuco estava em 12º lugar no ranking de fabricantes de motos, com 4.058 unidades emplacadas.

Empresa não consegue entregar veículos vendidos

Homem retirando bateria de estação de recarga
São Paulo já testa estações de baterias compartilhadas para motocicletas elétricas

Tudo muito bom, mas não se pode esquecer que a Voltz tem enlouquecido seus clientes com o atraso na entrega das motos elétricas. Por mais que a culpa seja a escassez de semicondutores, a invasão da Ucrânia pela Rússia ou o dólar "caro", a empresa vem administrando mal essa crise.

Uma prova é a reputação horrorosa da empresa no site Reclame Aqui: 5.2 em um total de 10. Trata-se de uma nota extremamente baixa, sendo que apenas 24,2% dos clientes voltariam a fazer negócio com a Voltz. Além dos atrasos (superiores a seis meses), as principais reclamações giram em torno de dificuldade de reembolso para quem desistiu da compra e garantia.

De acordo com a marca, a fila de espera da EV1 Sport está zerada. Porém, a expectativa de encerrar a espera pelos demais veículos ainda vai durar todo o primeiro semestre de 2023.

  • Testamos o Kwid E-Tech, o carro elétrico mais barato do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=lgIwlcsXt44