UAI

Yamaha Fazer FZ15 que ser street de baixa cilindrada e requintada

Com porte mais avantajado, a Yamaha Fazer FZ15 ABS tem pneus largos, suspensão traseira mono e painel com função ECO

Publicidade
A Yamaha Fazer FZ15 tem estilo parrudo, enfatizado ainda mais pelos pneus largos
A Yamaha Fazer FZ15 tem estilo parrudo, enfatizado ainda mais pelos pneus largos Foto: A Yamaha Fazer FZ15 tem estilo parrudo, enfatizado ainda mais pelos pneus largos

A Yamaha Fazer FZ15 ABS pretende inaugurar um segmento de modelos street de baixa cilindrada com requintes de acabamento. É a quarta motocicleta da linha Yamaha com o mesmo motor de 150cm³. A Factor 150 de entrada, a intermediária Fazer 150, além de fora de estrada Crosser 150. O novo modelo Fazer FZ15 ABS, classificada como (Urban Fighter) Guerreira Urbana, vai ser a topo de linha e completa o quarteto.

Yamaha Fazer FZ15 2 azul de frente detalhe do farol
Modelo tem a frente imponente, com farol de um projetor em LED (Yamaha/Divulgação)

O desenho da nova Yamaha Fazer FZ15 ABS é encorpado, com tanque de combustível (11,9 litros) integrado às abas laterais, que aumentam o volume central. O bloco de iluminação dianteiro tem farol com projetor de LED. A lanterna traseira também usa LED. O porte avantajado também está presente nos pneus. Na dianteira, a medida é 100/80 e, na traseira, um incomum para a categoria, 140/60. Ambos calçados em rodas em liga leve em aros de 17 polegadas de diâmetro. O conjunto confere um ar de moto maior.

Confira alguns detalhes da Yamaha Fazer FZ15

A Yamaha Fazer FZ15 ABS tem um diferencial também incomum. O contato da chave não fica junto ao painel, mas sobre o tanque. O painel totalmente digital com fundo blackout, além das funções de praxe, como hodômetro total e parcial, velocímetro e conta-giros, conta com a função ECO. Uma luzinha que indica se a pilotagem é a mais econômica. Também conta com relógio de horas e indicador de marcha engatada e lampejador de farol no guidão.

Yamaha Fazer FZ15 3 azul painel digital
O painel da Yamaha Fazer FZ15 é totalmente digital (Yamaha/Divulgação)

No conforto, o banco da Yamaha Fazer FZ15 ABS em dois níveis tem 781mm de comprimento e 357mm de largura, com alças de apoio em alumínio para o passageiro. Porém, a posição de pilotagem é levemente esportiva, com ergonomia mais inclinada para frente, em posição de combate.

O motor da Yamaha Fazer FZ15 ABS tem um cilindro, arrefecimento a ar, 149cm³, que entrega 12,4cv a 7.500rpm e torque de 1,3kgfm a 5.500rpm, acoplado a um câmbio de cinco marchas. O funcionamento é flex, com etanol ou gasolina, ou ainda com a mistura de ambos.

Yamaha Fazer FZ15 4 azul detalhe do banco
O banco do modelo urbano tem dois níveis e alças para o carona segurar (Yamaha/Divulgação)

Uma street com suspensão traseira do tipo mono

Também incomum nos modelos do segmento, a suspensão traseira da Yamaha Fazer FZ15 ABS é do tipo mono, ancorada na balança com links, com sete regulagens na pré-carga. O curso da suspensão traseira é de 120mm. A suspensão dianteira é convencional, não invertida, com 130mm de curso. Porém, o garfo tem tubos de maior diâmetro, com 41mm, mesma medida da Fazer 250, por exemplo.

Outra característica da Yamaha Fazer FZ15 incomum nos modelos do tamanho e segmento: freio a disco nas duas rodas. Contudo, o sistema ABS só está presente na dianteira, que conta com disco de 282mm de diâmetro mordido por pinça ByBre de dois pistões. O freio traseiro tem disco de 220mm de diâmetro. O preço sugerido, sem frete é de R$ 16.990.

Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube: dicas, serviços, lançamentos e testes