A segunda geração do scooter Yamaha NMAX 160 ABS, já como modelo 2021, foi completamente modernizada, tanto na estética quanto na mecânica, e tem preço sugerido de R$ 14.990, mais o frete. As linhas, entretanto, não escondem o DNA da família MAX, com formas mais volumosas, que, além de proporcionar mais conforto, também impõe mais respeito no trânsito. Nesta direção, o assento ficou ainda maior, com 826.5mm de comprimento e a plataforma de apoio para os pés ficou 5mm mais larga em cada lado, passando para 107,8mm.
As mudanças externas também se estenderam aos faróis, que contam com iluminação em LED, assim como a ampla lanterna traseira com formato bipartido. O novo painel tem tela digital em LCD, iluminação em LED e lente antirreflexo. Além das funções usuais (hodômetro total e dois parciais, nível do combustível, relógio de horas e luzes de alerta), conta com o computador de bordo, indicador da carga da bateria, de temperatura do motor e da troca da correia do câmbio automático CVT. As funções do painel são acessadas com simples toque de botão no punho esquerdo do guidão
MORDOMIAS A chave de contato foi abolida, substituída pela smart key (chave inteligente), que pode ficar no bolso e permite ativar o motor, destravar a tampa do tanque e do porta-malas por meio de teclas abaixo do guidão. O escudo frontal também abriga dois porta-trecos, sendo um do lado direito, com tampa, e outro do lado esquerdo, com tomada 12V para recarregar o celular. O porta-malas sob o banco tem capacidade equivalente a 25 litros e acomoda um capacete do tipo fechado ou pequenas compras e volumes.
Na parte “interna”, o quadro foi integralmente redesenhado, com menos pontos de solda e maior rigidez, possibilitando também novo link com o motor, fixado por coxins de borracha, reduzindo vibrações. A nova geometria permitiu acomodar um tanque de combustível maior, que passou de 6,6 litros para 7,1 litros, posicionado no túnel central, ampliando a autonomia. O motor de um cilindro, com refrigeração líquida, tem os mesmos 155cm³ da primeira geração, entretanto, foi completamente modernizado.
ACELERANDO Mudanças na carcaça, cabeçote, pistão, válvulas, biela e virabrequim, elevaram a potência de 15,1cv para 15,4cv na mesma faixa das 8.000rpm. O torque passou de 1,5kgfm a 6.000rpm para 1,4kgfm a 6.500rpm. Entretanto, um artifício mecânico, acionado eletronicamente (Variable Valve Actiation – VVA), altera o tempo de abertura das válvulas, produzindo mais torque até os 5.000rpm e mais potência daí em diante. Na prática, as retomadas ficam mais fortes, facilitando a pilotagem no trânsito. Na hora de “esticar”, também facilita a vida do piloto.
O motor também passa a contar com o sistema start&stop para economia de combustível. Parado, sem acelerar por 1,5 segundo, desliga e volta a funcionar instantaneamente ao menor toque no acelerador. Porém, pode ser desativado. As rodas com aros de 13 polegadas e pneus sem câmara ganharam novo desenho e ficaram mais leves. As suspensões foram recalibradas para enfrentar pisos mais irregulares. Na dianteira, o garfo tem 100mm de curso e na traseira o curso é de 90mm. Os freios com ABS “sobram” em potência, com discos de 230mm em cada roda.