O Yamaha NMAX 160 Mandalorian é o quarto produto da parceria com a Star Wars/Disney. Assim como os anteriores, a série tem decoração inspirada nas sagas do Império Galáctico e Aliança Rebelde, lançados em 2020, e no Darth Vader, de 2022. O novo scooter tem uma tiragem de apenas 400 unidades e chega aos concessionários a partir da primeira quinzena de março. O preço sugerido é de R$ 20.290 (sem frete).
A Yamaha NMAX 160 foi lançada em 2015, e em 2022 ganhou um sofisticado sistema de conectividade com o smartphone via bluetooth, incorporando “Connected” ao já extenso nome do scooter. Através de um aplicativo dedicado, Yamaha Motorcycle Connect, é possível receber no painel, notificações de chamadas e mensagens. O sistema também verifica o consumo de combustível de forma semanal ou mensal, além de comparar com outros usuários e até estabelecer um ranking de eficiência.
O sistema embarcado na Yamaha NMAX 160 Mandalorian ainda faz alertas de manutenção, como a vida útil do óleo e a carga da bateria do celular. Outra funcionalidade é identificar onde o scooter foi estacionado pela última vez. Ainda é possível verificar no smartphone as rotações do motor, ângulo de abertura do acelerador, rotas e caminhos preferidos, que podem ser compartilhados nas redes sociais.
Yamaha NMAX 160 faz alusão ao capacete e armadura de Mandalorian
A Yamaha NMAX 160 Mandalorian trás grafismos em alusão à armadura e capacete do guerreiro protagonista da série na cor prata do metal “Beskar”, e tonalidades de marrom completando a pintura. Detalhes na carenagem trazem ícones e inscrições da série no idioma “mandaloriano” como decoração. O visual tem ainda faróis em LED na dianteira e lanternas bipartidas, também em LED.
O escudo frontal do scooter está equipado com dois porta-objetos. O do lado esquerdo tem uma tomada de 12 volts para carregar o celular. O espaço sob o banco, com 25 litros de volume, comporta um capacete fechado. Para ligar o motor, a chave presencial permite ligar a Yamaha NMAX 160 Mandalorian por aproximação.
Scooter tem motor de 15,4cv de potência
O motor de um cilindro, com 155cm³ de cilindrada, tem arrefecimento líquido e quatro válvulas. O propulsor entrega 15,4cv de potência a 8.000rpm e um torque de 1,4kgfm a 6.5000rpm. O motor da Yamaha NMAX 160 Mandalorian conta com a refinada tecnologia de comando variável de válvulas (VVA), que ajusta os tempos de abertura das válvulas de admissão, privilegiando o torque em baixas rotações (situação mais comum na cidade) e potência em "giros" mais altos.
Além disso, o scooter tem o controle de tração. O piloto pode "abrir o gás" com o câmbio contínuo CVT que a roda traseira não patina. Yamaha NMAX 160 Mandalorian ainda traz sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor nas paradas, em um semáforo, por exemplo, e religa instantaneamente ao tocar no acelerador, ajudando na economia de combustível e na redução de emissões.
Yamaha NMAX 160 tem tanque de 7,1 litros
O quadro da Yamaha NMAX 160 Mandalorian tem na região central um tanque de combustível de 7,1 litros que eleva a altura, reduzindo a movimentação de embarque e desembarque no scooter. Por outro lado, a suspensão traseira com dois amortecedores tem duas regulagens na pré-carga e 86mm de curso na roda.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
A suspensão dianteira do scooter é convencional, com 100mm de curso na roda. Os freios são a disco nas duas rodas, ambos, com 230mm de diâmetro e com sistema ABS integral. As rodas da Yamaha NMAX 160 Mandalorian são em liga leve com aros de 13 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Diablo Scooter com medida 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.