UAI

Yamaha NMax Connected ABS 160 2023: tá ligado?

Para ficar ainda mais urbano, scooter recebeu, na linha 2023, a conectividade com o celular

Publicidade
c916696b-eve11112022tm004
c916696b-eve11112022tm004 Foto:

A Yamaha modernizou o scooter NMax 160, já para a linha 2023, com um sofisticado sistema de conectividade via Bluetooth com o celular. Além disso, acrescentou suspensão traseira regulável, novos pneus e também controle de tração na roda traseira.

Agora, o smartphone deixa de ser simplesmente um aparelho e passa a ser um equipamento do scooter. Por meio de um aplicativo dedicado (Yamaha Motorcycle Connect) é possível receber, no painel da NMax Connected ABS 160 2023, notificações de mensagens e chamadas.

O sistema igualmente permite identificar onde o scooter foi estacionado pela última vez, verificar o consumo semanal ou mensal de combustível, comparar a própria eficiência de pilotagem com outros usuários a partir de um ranking, identificar a vida útil do óleo e a carga da bateria e ainda receber alertas de manutenção.

Rodando na Yamaha NMax 160 2023

É possível transferir para a tela do celular painéis que indicam as rotações do motor e o ângulo de abertura do acelerador, além de registrar, salvar e compartilhar as rotas e caminhos preferidos nas redes sociais.

O visual permanece inalterado, com iluminação em Led e design da “família Max”, que tem, no Brasil, também o scooter maior, XMax 250. Porém, além das cores azul metálico, vermelho e verde fosco (ambas com preço sugerido sem frete de R$19.690), há a opção de pintura em cinza fosco, com faixas amarelas e o nome NMax em destaque, pelo preço sugerido de R$19.990, sem frete.

Motor da Yamaha NMax 160 2023

O motor de um cilindro, com 155cm3, refrigeração líquida e quatro válvulas, entrega 15,4cv de potência a 8.000 rpm e 1,4kgfm de torque a 6.500 rpm, não sofreu alterações em relação ao modelo anterior, assim como o câmbio do tipo CVT.

Porém, o motor tem o sistema VVA (Variable Valve Actuation), que atua alterando o tempo de abertura das duas válvulas de admissão. Em baixos giros, privilegia o torque e, quando a rotação sobe, a potência é prioridade. O controle de tração foi incorporado, impedindo a roda traseira de patinar nas retomadas. O sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente nas paradas de trânsito, permaneceu.

Manual

Outra atualização está na suspensão traseira com dois amortecedores, que podem ser regulados manualmente na pré-carga da mola. São duas posições, conforme o peso ou as condições do piso. O curso na roda é de 86mm. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 100mm de curso na roda.

Yamaha NMax Connected ABS 160 2023 cinza de lateral
Rodas de liga leve do Yamaha NMax Connected ABS 160 2023 têm 13 polegadas (Foto: Yamaha/Divulgação)

As rodas em liga leve têm aros de 13 polegadas e são calçadas com outra novidade: pneus Pirelli Diablo Scooter, com medida de 110/70 na dianteira e de 130/70 na traseira.

Facilidades

O Yamaha NMAX Connected 160 2023 tem freios ABS nas duas rodas, com discos de 230 mm de diâmetro para ambas. Embaixo do banco, o “porta-malas” comporta 25 litros: é a mesma capacidade da versão anterior, assim como o porta-luvas no escudo, com tomada 12 volts para carregar o celular.

Outra facilidade é a chave inteligente, que pode ficar no bolso. O tanque (com capacidade de 7,1 litros), fica em posição central e pode ser aberto com tecla no escudo, assim como o banco mas, reduz a facilidade de embarque e desembarque.

A invasão dos scooters no mercado brasileiro: assista ao vídeo e saiba mais!

https://www.youtube.com/watch?v=Bnr68QU2uK0