A Yamaha modernizou o scooter NMax 160, já para a linha 2023, com um sofisticado sistema de conectividade via Bluetooth com o celular. Além disso, acrescentou suspensão traseira regulável, novos pneus e também controle de tração na roda traseira.
Agora, o smartphone deixa de ser simplesmente um aparelho e passa a ser um equipamento do scooter. Por meio de um aplicativo dedicado (Yamaha Motorcycle Connect) é possível receber, no painel da NMax Connected ABS 160 2023, notificações de mensagens e chamadas.
- Veja também: Honda PCX 160 2023 está mais forte na nova geração
O sistema igualmente permite identificar onde o scooter foi estacionado pela última vez, verificar o consumo semanal ou mensal de combustível, comparar a própria eficiência de pilotagem com outros usuários a partir de um ranking, identificar a vida útil do óleo e a carga da bateria e ainda receber alertas de manutenção.
Rodando na Yamaha NMax 160 2023
É possível transferir para a tela do celular painéis que indicam as rotações do motor e o ângulo de abertura do acelerador, além de registrar, salvar e compartilhar as rotas e caminhos preferidos nas redes sociais.
O visual permanece inalterado, com iluminação em Led e design da “família Max”, que tem, no Brasil, também o scooter maior, XMax 250. Porém, além das cores azul metálico, vermelho e verde fosco (ambas com preço sugerido sem frete de R$19.690), há a opção de pintura em cinza fosco, com faixas amarelas e o nome NMax em destaque, pelo preço sugerido de R$19.990, sem frete.
Motor da Yamaha NMax 160 2023
O motor de um cilindro, com 155cm3, refrigeração líquida e quatro válvulas, entrega 15,4cv de potência a 8.000 rpm e 1,4kgfm de torque a 6.500 rpm, não sofreu alterações em relação ao modelo anterior, assim como o câmbio do tipo CVT.
Porém, o motor tem o sistema VVA (Variable Valve Actuation), que atua alterando o tempo de abertura das duas válvulas de admissão. Em baixos giros, privilegia o torque e, quando a rotação sobe, a potência é prioridade. O controle de tração foi incorporado, impedindo a roda traseira de patinar nas retomadas. O sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente nas paradas de trânsito, permaneceu.
Manual
Outra atualização está na suspensão traseira com dois amortecedores, que podem ser regulados manualmente na pré-carga da mola. São duas posições, conforme o peso ou as condições do piso. O curso na roda é de 86mm. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 100mm de curso na roda.
As rodas em liga leve têm aros de 13 polegadas e são calçadas com outra novidade: pneus Pirelli Diablo Scooter, com medida de 110/70 na dianteira e de 130/70 na traseira.
Facilidades
O Yamaha NMAX Connected 160 2023 tem freios ABS nas duas rodas, com discos de 230 mm de diâmetro para ambas. Embaixo do banco, o “porta-malas” comporta 25 litros: é a mesma capacidade da versão anterior, assim como o porta-luvas no escudo, com tomada 12 volts para carregar o celular.
Outra facilidade é a chave inteligente, que pode ficar no bolso. O tanque (com capacidade de 7,1 litros), fica em posição central e pode ser aberto com tecla no escudo, assim como o banco mas, reduz a facilidade de embarque e desembarque.
A invasão dos scooters no mercado brasileiro: assista ao vídeo e saiba mais!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!