UAI

Yamaha Experimental TMW: balança, mas não cai

Experiências sobre a mobilidade do futuro produzem veículos inéditos para múltiplas funções, com facilidade de pilotagem e economia de energia

Publicidade
Veículo utilitário tem duas rodas dianteiras que se inclinam como as das motos
Veículo utilitário tem duas rodas dianteiras que se inclinam como as das motos Foto: Veículo utilitário tem duas rodas dianteiras que se inclinam como as das motos

O Japan Mobility Show, de 26 de outubro a 5 de novembro, no Tokyo Big Sight, adiantará algumas propostas experimentais. Organizado pelo Japan Automobiles Manufacturer Association (JAMA) – Associação Japonesa dos Construtores) –, que inclui a Yamaha, mostrou o veículo utilitário de três rodas: TMW.

yamaha tmw veiculo utilitario de tres rodas branco e preto de frente lateral estatico no estudio
Além do bagageiro dianteiro, o triciclo traz bolsas laterais

Desenvolvido por engenheiros voluntários da Divisão de Testes de Motocicletas da Yamaha, o TMW é uma espécie de “balança, mas não cai”. O grande bagageiro dianteiro permanece na horizontal, mesmo com o veículo fazendo curvas ou trafegando em terrenos acidentados. Desta forma, o conteúdo transportado fica melhor preservado, mesmo com o TMW a todo vapor.

Imagine um garçom atravessando um salão abarrotado de sedentos convidados, com uma bandeja lotada de copos cheios até a boca, sobre a cabeça. O malabarismo e a “suspensão” têm que funcionar perfeitamente para manter o nivelamento. Esta é a mágica do TMW, que, porém, se inspirou no scooter Tricity.

yamaha tmw veiculo utilitario de tres rodas branco e preto de traseira em movimento na grama
Roda traseira tem pneu do tipo balão de desenho misto

Mágica ao inclinar

A tecnologia Leaning Multi-Wheeler (LMW), empregada no scooter Tricity de duas rodas dianteiras e uma traseira. O Tricity já foi mostrado promocionalmente no Brasil e tem suspensões independentes em cada roda dianteira, em um arranjo de paralelogramos que se inclinam nas curvas. Na prática, funciona como uma moto.

A mágica é que mesmo inclinado (como nas motos), o bagageiro dianteiro do TMW fica nivelado em relação ao solo. Os bagageiros traseiros ou malas laterais, também como nas motos, se inclinam normalmente nas curvas. Outra diferença é que o Yamaha TMW também pode trafegar na terra.

A propulsão do TMW é híbrida. A roda traseira, com suspensão mono, é acionada por um motor a combustão do tipo quatro tempos, arrefecido a ar, exatamente como nas motos convencionais com transmissão por corrente. Na dianteira, cada roda tem um motor elétrico encaixado nos cubos. Com isso, o Yamaha TMW adquire notável tração para terrenos acidentados e escorregadios, auxiliados por pneus do tipo “balão” de desenho misto.

yamaha tmw veiculo utilitario de tres rodas branco e preto de frente para a esquerda estatico no estudio
Na dianteira, cada roda tem um motor elétrico encaixado nos cubos

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes