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Yamaha YZF-R 125 Team Race Réplica - Pequena espoleta

Nova minissuperesportiva imita as motos de competição, de olho no consumidor mirim e no mercado futuro. Modelo tem motor de um cilindro, com injeção eletrônica e de 15 cv

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Visual lembra o das irmãs superesportivas maiores, R-1 e R-6

A Yamaha preparou para o dia 12, no circuito de Montmeló, em Barcelona (Espanha), véspera da sexta etapa do Mundial de MotoGP, o lançamento do modelo YZF-R 125 Team Race Réplica, uma 125 cm³ superesportiva, com roupagem e decoração semelhantes às do modelo M-1 de 800 cm³, que participa da competição. A data não foi escolhida por acaso. A Espanha é um dos países que reúnem o maior número de alucinados fãs por motovelocidade, além de contar com o piloto Jorge Lorenzo, jovem promessa, com um dos modelos oficiais M-1 da marca.

Entretanto, foi o ídolo Valentino Rossi, o italiano "Doctor", que faturou a eletrizante corrida, disputada no domingo, ultrapassando o companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, na última curva da última volta, levando ao delírio os cerca de 90 mil presentes e estabelecendo a impressionante marca de 99 vitórias em grandes prêmios. O palco do lançamento da YZF-R 125, decorada com as cores do modelo de competição, não poderia ser melhor. A minissuperesportiva já chega com uma história de sucesso, para dar um empurrãozinho na estratégia de vendas.

História
O modelo YZF-R 125 nasceu em março de 2008, inicialmente para atender ao mercado europeu. Esse tipo de modelo, com baixa cilindrada e alta performance, é uma espécie de cartão de visitas das montadoras para deixar babando os baixinhos e fidelizar o futuro consumidor. Entretanto, para agradar a gregos e troianos, o modelo também permite a utilização do pessoal mais crescidinho. Dessa forma, só no mercado do Velho Mundo, desde o lançamento, já foram comercializadas mais de 20 mil unidades. Isso, com um preço salgado, até para os padrões europeus, de 4.390 euros.


A nova Yamaha YZF-R 125 Team Race Réplica tem a mesma decoração, inclusive com a estampa dos patrocínios da moto de competição do "Doctor" Valentino Rossi, estrela maior da companhia, que curiosamente está vinculada à indústria automobilística, por meio da Fiat. A carenagem e as formas lembram também, propositalmente, as badaladas superesportivas maiores da marca, R-1 e R-6. Para conferir ainda mais autenticidade e status ao modelo, as formas finais foram desenhadas por Kazumasa Sasanani, projetista chefe do "canhão" R-1.

Técnica
O motor da YZF-R 125 Team Race Réplica tem um cilindro, refrigerado a água, 124,66 cm³, injeção eletrônica e quatro válvulas. A cavalaria atinge 15 cv a 9.000 rpm e o torque chega a 1,25 kgfm a 8.000 rpm. Números que sinalizam a necessidade de uma pilotagem mais esportiva, mantendo os giros lá em cima, para extrair uma performance compatível com o estilo do modelo. Os outros itens técnicos da moto acompanham a intenção. O quadro tem a mesma arquitetura das irmãs maiores, tipo Deltabox, construído em alumínio.

Os freios também são superdimensionados para acompanhar o ritmo. Na dianteira um disco de 292 mm de diâmetro e, na traseira, outro de 230 mm. As rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas. A suspensão dianteira é do tipo telescópica, com 130 mm de curso. A suspensão traseira é mono, com 125 mm de curso, em balança, do tipo competição. O painel é completo, com conta-giros analógico e tela digital com as demais informações. O visual é agressivo, com duplo farol na dianteira e lanterna com leds na traseira. O suporte da placa fica dependurado, como nas R-6, conferindo um ar futurista. O peso a seco é de 138 quilos, o tanque comporta 13,8 litros e o câmbio tem seis marchas.