UAI

Yamaha YZR-M1 - A moto do doutor

Campeão mundial por antecipação de MotoGP, Valentino Rossi pilota protótipo que ultrapassa 320km/h de velocidade final. Modelo tem câmbio de seis marchas

Publicidade
Foto:

O italiano Valentino Rossi tornou-se o campeão do mundial de MotoGP 2009, com uma etapa de antecipação, ao chegar em terceiro lugar no Grande Prêmio da Malásia, disputado domingo em Sepang debaixo de chuva. Além do apelido de Bambino D’oro, ou menino de ouro, Rossi também é chamado de doctor, ou doutor, em função das suas verdadeiras aulas de pilotagem e autoridade com que conduz sua motocicleta. Dono de um currículo impressionante, que acumula nove títulos mundiais, sendo sete na principal categoria, um na 250cm³ e outro na 125cm³, Valentino Rossi tem uma legião de fãs pelo mundo, que formam a animada Rossimania.

Para retribuir a fanática torcida, Rossi tem sempre uma forma divertida de comemorar suas vitórias. Na Malásia, 17ª e penúltima etapa, subiu ao pódio de camiseta com a frase: Galinna vecchia fa buon brodo, em português, galinha velha faz bom caldo, em referência ao seu nono título mundial, aos 30 anos de idade, e ainda desfilou segurando uma galinha viva e um enorme ovo com o número nove. Os concorrentes tiveram que engolir mais essa brincadeira. O veterano Valentino Rossi também acelera em quatro rodas. Já testou a Ferrari de Fórmula 1 e competiu com carros de rali com sucesso.

Valentino Rossi já acumula sete títulos da principal categoria do motociclismo mundial



Mundial

O mundial de MotoGP, a exemplo do mundial de Fórmula 1, vem sofrendo adaptações para ajustes nas emissões de poluentes dos motores e controle da velocidade, em uma tentativa de aumentar a segurança e de reduzir os custos. Disputado há 60 anos, desde 1949, o mundial começou com as categorias 500cm³, 350cm³, 250cm³, 125cm³ e 50cm³, além do side-car, depois resumidas para 500cm³, 250cm³ e 125cm³. Em 2002, começou uma profunda alteração, com a introdução dos motores do tipo quatro tempos de 990cm³, que disputavam em paralelo com os antigos motores do tipo dois tempos e 500cm³, que logo depois foram proibidos.

Em uma tentativa de reduzir ainda mais a velocidade e os custos, há dois anos os motores foram reduzidos para 800cm³. Entretanto, se nas retas andam menos, ganharam mais agilidade nas curvas, trocando seis por meia dúzia. Os fabricantes Yamaha e Kawasaki optaram por construir motores com arquitetura de quatro cilindros em linha. A Suzuki e Ducati preferiram os motores com quatro cilindros em V, e a Honda optou por propulssor com inéditos cinco cilindros em V. A mudança, entretanto, trouxe benefícios diretos para o consumidor, já que o desenvolvimento é repassado para as motos de rua, que também têm motores do tipo quatro tempos.

Motocicleta

A Yamaha YZR-M1 do doutor é um desenvolvimento do modelo de 2008. O motor tem quatro cilindros em linha, refrigeração líquida e injeção eletrônica. A potência não foi revelada, mas ultrapassa os 200cv, como informa a montadora. O câmbio tem seis marchas e pode ser facilmente retirado para mudanças de relação, conforme as exigências de cada circuito. O quadro tem dupla viga, tipo Deltabox em alumínio e pode ser ajustado na distância entre-eixos, ângulo dos garfos da suspensão dianteira e altura, conforme as características de cada pista. A suspensão dianteira é invertida Ohlins e a traseira mono, da mesma marca. Ambas planamente ajustáveis.

As rodas são Marchesini, com aros de 16,5 polegadas de diâmetro. Os freios dianteiros têm dois discos de fibra de carbono com 320mm de diâmetro, com pinças Brembo de quatro pistãos. O freio traseiro é de aço, com 220mm de diâmetro. O peso a seco é de 148kg, limitado pelo regulamento, assim como o tanque, com 21 litros. A velocidade máxima ultrapassa os 320km/h. O piloto desse canhão, Valentino Rossi, nasceu em Urbino, Itália, em 16 de fevereiro de 1979, tem 1,82m e pesa 67kg. Tem nada menos que 103 vitórias na carreira e 163 pódios. Também acumula o recorde de 29 pódios seguidos, 11 vitórias em uma temporada e 83 melhores voltas.