Os serviços de armazenamento em nuvem vêm ganhando o público com o passar dos anos, em parte pela sua conveniência e segurança. Apesar disso, eles possuem uma característica que afasta alguns usuários: o fato de que os arquivos só podem ser acessados online, o que pede a conexão de internet.
No caso daqueles que usam esses serviços para arquivar ou compartilhar conteúdos de provas e concursos, o armazenamento em nuvem pode não suprir completamente as necessidades. É preciso optar por uma alternativa, dentre as quais está o pen drive, um periférico com décadas no mercado.
Uma das características comuns aos pen drives, além da possibilidade de acessar arquivos de qualquer dispositivo com uma entrada USB, é a opção de apagar dados quando conveniente, abrindo espaço para novos documentos e mídias. O Wondershare Recoverit auxilia diretamente com essa atividade.
Qual a importância de organizar arquivos antes de estudar para um concurso?
Antes de se debruçar sobre os conteúdos didáticos buscando a aprovação em um concurso ou exame, é indispensável que todos os materiais de estudo estejam devidamente organizados. Isso significa, entre outras coisas, salvá-los em pastas corretamente nomeadas e guardadas em dispositivos seguros.
Se for preciso, separe documentos de PDF em partes, de acordo com cada etapa de estudos. Isso ajuda para que divida os conteúdos seguindo a sua rotina e abraçando um tema diferente de acordo com o documento onde está salvo. Renomeie todos os arquivos adequadamente e os mantenha atualizados.
Isso também ajuda caso viva uma situação em que precise recuperar documentos salvos em pen drives ou outros dispositivos externos aos computadores. Quando sabemos exatamente o que cada arquivo contém, fica muito mais fácil perceber o que está faltando e encontrar soluções para os seus estudos.
O que é o Wondershare Recoverit?
A primeira coisa que você precisa aprender, quando falamos sobre recuperar pen drive e formatar o dispositivo com o Wondershare Recoverit, é do que o programa se trata. De cara, podemos explicar que é um software desenvolvido para computadores que usam sistema Windows Vista, 7, 8, 10 e 11.
Ele auxilia na recuperação de arquivos perdidos por erro humano, formatação de dispositivos, ataque de vírus ou malware, interrupção durante a transferência de mídias, corrompimento de disco rígido, perda de partição, computador com sistema travado e o mau funcionamento de diversos programas.
Os usuários têm acesso à restauração de todos os tipos de arquivos, entre documentos, vídeos, áudios, imagens e outros. Ao todo, são mais de mil extensões e mais de 2 dispositivos compatíveis, o que agrega a uma multiplicidade de cenários em que os usuários precisam recuperar seus dados perdidos.
O Wondershare Recoverit é um software pago, mas os usuários interessados conseguem testar suas funcionalidades gratuitamente, a partir de download no site oficial. A taxa de recuperação, estimada em 95%, o colocada como uma das alternativas mais indicadas para recuperar ou formatar seus dados.
Por que formatar um pen drive?
Existem muitas razões pelas quais você pode precisar (ou querer) formatar um pen drive, não importa qual seja o tamanho. A primeira delas é uma já mencionada anteriormente: quando o dispositivo já alcançou o limite de armazenamento, mas os arquivos presentes não são mais úteis para os estudos.
Em segundo lugar, existem aqueles pen drives que acabou de comprar (novos ou usados), o que é também uma etapa de segurança antes de começar a usá-los. A formatação elimina todos os dados anteriores, garantindo que o dispositivo esteja pronto para receber documentos e outros arquivos.
Em um tópico posterior nós vamos explorar as vantagens de usar o Wondershare Recoverit para tarefas com pen drive, mas a segurança é um fator que merece ser mencionado logo de cara. A confiabilidade do programa limpa o dispositivo, sem deixar resquícios que podem ocupar mais espaço.
Como restaurar um pen drive com o Wondershare Recoverit após formatação?
Por si só, o Wondershare Recoverit não agrega uma ferramenta capaz de formatar um pen drive, mas pode ajudá-lo a restaurar dados perdidos após essa tarefa. É nessa etapa que vamos nos focar, já que perder dados importantes de concursos e provas é um problema bem comum após uma formatação.
Aprender a como formatar um pen drive não é difícil, mesmo que essa seja a sua primeira vez realizando a tarefa. Desde que tenha o periférico em mãos, todas as outras etapas podem ser executadas facilmente em poucos minutos, liberando espaço do seu dispositivo, garantindo novo uso.
Abaixo nós separamos um passo a passo com 5 etapas para restauração com o Wondershare Recoverit, indo desde o download do programa até a conclusão da tarefa. Para isso, tudo o que precisa é de um computador, uma conexão com a internet (apenas durante o primeiro uso) e alguns minutos.
5 etapas para restauração de pen drive com o Wondershare Recoverit
1 – Conecte o pen drive ao computador
O primeiro passo para formatar um pen drive é conectá-lo ao computador a partir da saída USB da máquina.
Assim que fizer isso, o computador enviará a mensagem de alerta no canto direito da tela, indicando que o pen drive foi reconhecido com sucesso. Caso exista erro, terá o USB não reconhecido.
Se isso ocorrer, retire o periférico e o insira novamente, preferencialmente em outra entrada. Ao clicar na mensagem de que a conexão foi bem-sucedida, você será enviado para uma janela que mostrará o conteúdo do dispositivo, incluindo documentos, mídias e dados que tenha salvo no espaço interno.
2 – Execute a formatação do dispositivo
Para formatar o pen drive, tudo o que precisa fazer é clicar com o botão direito no ícone do dispositivo e então ir até a opção “formatar”. Uma janela será aberta, pedindo que personalize a eliminação de dados.
Uma formatação rápida é útil, mas pode guardar resquícios; a extensa leva tempo e é completa.
É indispensável que espere até que o processo seja concluído, do contrário os dados serão apagados apenas pela metade. Ao fim, você não precisa retirar o pen drive do computador, caso não queira, já que podemos utilizá-lo para outras tarefas envolvendo o Wondershare Recoverit, já nos itens abaixo.
3 – Baixe e instale o Wondershare Recoverit
Partindo para o Wondershare Recoverit, o download e a instalação são igualmente simples. Acesse o site do programa e clique no botão “teste grátis”. Isso fará com que uma nova janela seja aberta e o instalador seja salvo automaticamente no seu computador, em uma pasta do navegador que utiliza.
Encontre a pasta e o arquivo “.exe” baixado e clique duas vezes para a instalação começar. Assim como na etapa do download e na formatação do pen drive, é indispensável que não feche a janela ou desligue o computador enquanto o processo está sendo executado. Ao fim, o programa estará pronto.
4 – Verifique as ferramentas do Wondershare Recoverit
Ao acessar o Wondershare Recoverit pela primeira vez, você verá uma série de recursos na janela: recuperação de arquivos, entre discos rígidos, computador e outros; e restauração de vídeo e foto, de maneira aprimorada ou a partir de mídia corrompida. Todos esses recursos são úteis para os usuários.
Após a formatação, pode ser válido fazer recuperação, então clique na primeira opção e perceba que o pen drive aparecerá sob “discos externos”. Ao clicar nele, o Wondershare Recoverit começará um processo de leitura, a fim de identificar os dados que estavam (ou estão) presentes nesse dispositivo.
5 – Aguarde a conclusão dos processos com o Wondershare Recoverit
E então chegamos ao fim dos processos! Caso tenha optado pela restauração de dados do pen drive, aguarde a conclusão da tarefa e então feche o programa. Você verá que os dados foram recuperados e poderá utilizá-los normalmente. Se preferir, pode apagá-los mais uma vez com a nova formatação.
Vale mencionar também que todos esses processos podem ser executados com mais de um pen drive, já que não existe um limite de número de dispositivos. Isso, aliado a outros elementos que vamos explorar logo adiante, fazem do Wondershare Recoverit a melhor opção para a formatação de dados.
Quais as vantagens de restaurar um pen drive com o Wondershare Recoverit após formatação?
A primeira grande vantagem de recuperar um pen drive com o Wondershare Recoverit e uma que o coloca na frente de alternativas é a segurança. Nada é perdido desde que você explicitamente deseje que isso seja feito, o que evita eliminações acidentais que destroem seus documentos importantes.
Em segundo lugar está a facilidade com a qual todas as ferramentas funcionam. Embora esse texto tenha se focado na formatação de pen drive, todas as tarefas de restauração também são igualmente simples. Não é preciso que usuários tenham conhecimentos técnicos com softwares ou pen drives.
A agilidade também entra aqui. Embora o tempo exato para a conclusão de cada tarefa que usa o programa varie de acordo com quantidade e tamanho de arquivos, as ferramentas são otimizadas para garantir a maior agilidade possível. No geral, não demora mais do que alguns poucos minutos.
Por fim, não podemos ignorar a versatilidade dos recursos presentes no Wondershare Recoverit, os quais vão desde a recuperação até a correção de erros, tudo compatível com a maioria dos dispositivos e extensões do mercado. Não importa qual seja o seu cenário, é certo que o software poderá te ajudar.
Percebeu como não é nada difícil formatar um pen drive e recuperar com o Wondershare Recoverit? Mais ainda, o software facilita o cumprimento de tarefas relacionadas aos dispositivos e periféricos para computadores. Tudo sem que se peça conhecimentos avançados técnicos com os computadores.
Seja para liberar espaço a novos conteúdos de estudo para concurso ou simplesmente “limpar” o pen drive, o Wondershare Recoverit é um grande aliado. Se ainda estiver em dúvida, siga os passos acima e conclua a tarefa. O êxito fará com que perceba a utilidade e versatilidade do software no dia a dia.