O calendário da F1 de 2024 iniciou no primeiro fim de semana de fevereiro com o Grande Prêmio do Bahrein em Sakhir, a primeira das 24 etapas do calendário mais longo da história do evento automobilístico mais importante do mundo. Como todos os anos, a disputa percorrerá o mundo para determinar quem ganhará o título do holandês Max Verstappen em tripla.
Como será o calendário completo da F1 de 2024?
O Bahrein, como nos últimos três anos, sediará o dia de abertura. A rodada final, por sua vez, será o Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 8 de dezembro. Será a décima vez consecutiva que o torneio será concluído no circuito Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos.
Após a 14ª rodada, marcada para 28 de julho em Spa-Francorchamps, na Bélgica, haverá uma pausa de quase um mês para o verão europeu até 25 de agosto, quando a categoria retomará seu calendário com o GP da Holanda em Zandvoort. Haverá duas corridas na América Latina no final do calendário: o México sediará a 20ª rodada no final de outubro e o Brasil a 21ª no início de novembro.
Outro Grande Prêmio que mudou de data foi o do Azerbaijão, que não será mais realizado em abril, mas em setembro. Baku acontecerá depois de Monza e antes de Cingapura. Será a última corrida de 2024 na Europa.
Presidente da F1 se pronunciou sobre as mudanças no calendário
"Tenho o prazer de anunciar o calendário de 2024 com 24 corridas que proporcionarão uma temporada emocionante para nossos fãs em todo o mundo. Há um enorme interesse e uma demanda contínua pela Fórmula 1, e acredito que este calendário atinge o equilíbrio certo entre as corridas tradicionais e os locais novos e existentes", disse Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.
Ele acrescentou: "Gostaria de agradecer a todos os promotores e parceiros por seu apoio e esforços para a realização deste grande calendário. Nossa jornada rumo a um calendário mais sustentável continuará nos próximos anos, à medida que simplificamos ainda mais as operações como parte de nosso compromisso Net Zero 2030”.
Pilotos que disputam a F1 de 2024
A F1 2024 conta com 20 pilotos divididos em 10 equipes, duas para cada uma delas. O holandês Max Verstappen, atual tricampeão, será o porta-bandeira da Red Bull, acompanhado pelo mexicano Sergio "Checo" Pérez.
Juntos, eles tentarão dar à sua equipe o campeonato de construtores pelo terceiro ano consecutivo. Leclerc, de Mônaco, e Sainz Jr., da Espanha, são os pilotos da Ferrari; e os britânicos George Russell e Lewis Hamilton, os representantes da Mercedes.
Lewis, o sete vezes campeão, enfrenta sua última temporada com a equipe ao se transferir para a Ferrari em 2025, em um dos principais desenvolvimentos antes do início do calendário de 2024.
Além disso, os franceses Esteban Ocon e Pierre Gasly pilotam pela Alpine, o australiano Oscar Piastri e o britânico Lando Norris pela McLaren e o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Zhou Guanyu pela Kick Sauber.
O canadense Lance Stroll e o espanhol Fernando Alonso pilotam pela Aston Martin, o dinamarquês Kevin Magnussen e o alemão Nico Hulkenberg pela Haas, e o tailandês Alexander Albon e o americano Logan Sargeant pela Williams.
Por fim, o australiano Daniel Ricciardo retorna à Fórmula 1 após um ano de ausência para se juntar ao japonês Yuki Tsunoda na Racing Bulls.