A BMW não desistiu de sua linha de hatches e nem se intimidou com a crescente dos SUVs, mesmo sabendo que sua concorrente Mercedes-Benz Classe A sairá do mercado em 2025. Prova disso é que a nova geração do BMW Série 1 acabou de ser lançada.
Acontece que, à primeira vista, o hatchback modelo 2024 não parece ser tão novo assim por ser feito na mesma base anterior, sem mudar tanto as dimensões.
Apesar disso, a montadora reafirma que o BMW Série 1 sai do forno totalmente novo, com mudança até no seu código interno, agora passando a ser F70. O comprimento total aumentou em 42 milímetros, alcançando 4,36m, enquanto a altura cresceu em 25mm, chegando a 1,46m. A largura do hatch se mantém em 1,80m, e a distância entre-eixos permanece a mesma, com 2,67m.
Por dentro e por fora do novo BMW Série 1
Já o visual externo do novo BMW Série 1 passou por uma repaginada, especialmente na dianteira. A frente do veículo agora tem uma descaída mais acentuada, em forma de cunha, com linhas mais aerodinâmicas.
Por outro lado, a nova grade, mais estreita e composta por barras verticais e diagonais, confere ao carro uma aparência menos volumosa. O BMW Série 1 2024 adota também faróis de LED mais estreitos com elementos verticais para luzes diurnas, com inspiração no BMW X1.
O interior do BMW Série 1 não ficou para trás e foi redesenhado para proporcionar maior conforto, além de trazer mais tecnologia e uma proposta mais sustentável. Os assentos do novo hatch são feitos de poliéster reciclado, enquanto a opção Veganza/Alcantara está disponível nos pacotes esportivos para aqueles que buscam uma sensação semelhante ao couro.
Embora o espaço nos assentos traseiros não seja extraordinário, o BMW Série 1 2024 traz o novo design dos bancos que promete mais conforto durante as viagens mais longas. O porta-malas mantém sua capacidade de 380 litros, podendo ser expandido para 1.200 litros com o banco traseiro rebatido.
Painel renovado no hatchback
A cabine do novo BMW Série 1 segue a tendência da digitalização. O cockpit apresenta um display curvo com um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e uma central multimídia de 10,7 polegadas.
Permitindo controle por voz, o BMW Série 1 é equipado com a última versão do sistema iDrive, agora baseado no Sistema Operacional BMW 9. O sistema inclui botões multifuncionais no volante e um Head-Up Display opcional. Além disso, o atalho QuickSelect facilita o acesso direto às funções desejadas, eliminando a necessidade de navegar por submenus.
Opções de motorização no BMW Série 1
Em termos de motorização, o BMW Série 1 2024 oferece algumas opções, todas equipadas com a tecnologia micro-híbrida de 48 volts.
O novo BMW Série 1 de entrada, agora denominado apenas 120, é equipado com motor a gasolina de três cilindros que gera 170cv. O BMW 120d, com seu motor a diesel de quatro cilindros, produz 163cv, enquanto o BMW 118d oferece 150cv. O BMW M135 xDrive, versão topo de linha, vem com motor de 300cv, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 4,9 segundos, com uma velocidade máxima de 250km/h.
Na reorganização das nomenclaturas dos novos modelos, a BMW está excluindo a letra 'i' do nome dos seus carros a gasolina, começando pelo BMW Série 1. Agora, ela só vai permanecer para os modelos elétricos.
Preços e disponibilidade do hatch; vem para o Brasil?
A BMW anunciou os preços para o mercado alemão, com a versão de entrada 120 começando em 37.900 euros, enquanto o M135 xDrive chega a 56.200 euros. As vendas estão previstas para começar em outubro de 2024 na Europa.
Para o mercado brasileiro, o preço e a disponibilidade ainda não foram confirmados, mas é esperado que o modelo chegue em breve, considerando a popularidade do BMW Série 1 no país.
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