x
UAI
Lista

Confira 5 carros que estão flopados nas vendas em 2024

Lista com os carros que não estão conseguindo bom volume de vendas em 2024 inclui modelos com boa relação custo-benefício; fabricantes não estão sabendo 'vender seu peixe'?

Publicidade
Renault Kardian ainda não 'desencantou'
Renault Kardian ainda não 'desencantou' Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

O mercado automotivo às vezes é traiçoeiro. Modelos com boa relação custo-benefício podem não cair nas graças do consumidor e acabam flopando. Outros realmente não conseguem se fazer atraentes. Confira a lista com 5 modelos que não estão tendo um bom desempenho de vendas em 2024:

1 Renault Kardian

O Kardian foi lançado no fim de março, mas está flopado, ainda não obteve o volume de vendas que tem potencial. No acumulado até junho foram emplacadas 5.191 unidades, muito pouco para três meses de mercado. Para se ter ideia, o Volkswagen Nivus, um concorrente direto do novo SUV de entrada da Renault, obteve 5.359 emplacamentos somente em junho. Mas, para fazer justiça, também é preciso levar em consideração que a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) ficou em greve por um mês, comprometendo a fabricação do modelo.

 

Comparativo entre carros de 7 lugares: Chevrolet Spin 2025 contra Citroën C3 Aircross.
Citroën C3 Aircross tem boa relação custo-benefício Foto: Citroën/Divulgação

2 Citroën C3 Aircross

Outro modelo que tem uma relação custo-benefício interessante e ainda não decolou foi o C3 Aircross. De janeiro a julho foram emplacadas apenas 3.912 unidades, uma grande flopada. Com preço sugerido a partir de R$ 112.990, a versão de entrada do SUV compacto já foi oferecida em promoção por R$ 99.990. Seus atributos são o visual, o espaço interno e o desempenho do motor 1.0 turbo. Todas as versões também são oferecidas com opção de 7 lugares. Mas, vale lembrar que, após a criação da Stellantis, a Citroën é uma marca em reconstrução no Brasil, refazendo sua linha de veículos, rede de concessionárias e reputação.

Carros que floparam por causa do preço

 

b41d3bbd nissan sentra 2023 branco exclusive de frente
Sentra leva uma surra do Corolla Foto: b41d3bbd nissan sentra 2023 branco exclusive de frente

3 Nissan Sentra

O Sentra obteve apenas 2.532 emplacamentos no primeiro semestre de 2024, uma pequena fração que o líder Toyota Corolla conseguiu fazer. O que fica feio para o sedan da Nissan é que os seus preços (entre R$ 156.390 e R$ 178.390) acompanham os do Corolla (entre R$ 151.010 e $ 185.320), diferente de outros sedans tradicionais que também caíram pelas tabelas, mas com a desculpa de terem ficado mais caros, como o Volkswagen Jetta GLI, com apelo "esportivo" (vendido por R$ 245.390), ou o Honda Civic, que passou a ser importado e trazer apenas motorização híbrida (com preço sugerido de R$ 265.900).

 

Chevrolet Trailblazer High Country 2025 cinza de frente em movimento em estrada asfaltada
Trailblazer acaba de ganhar uma reestilização Foto: Chevrolet/Divulgação

4 Chevrolet Trailblazer

O Chevrolet Trailblazer somou somente 814 emplacamentos em 2024, uma flopada imensa. A princípio, você pode achar normal um SUV derivado da S10 vender pouco, já que tem um custo elevado (R$ 374.190). No entanto, ao analisar o volume de vendas do Toyota SW4, seu principal concorrente (vendido entre R$ 379.990 e R$ 433.490), a história é bem diferente. O SUV da Toyota obteve 7.631 emplacamento desse primeiro semestre, revelando que o modela da Chevrolet passa longe da escolha do cliente final, principalmente quando levamos em consideração que 86,7% das venda do modelo são feitas na modalidade de vendas diretas, enquanto no seu rival esse percentual não chega a 10%.

 

VW Tiguan Allspace R-Line branco em área de vegetação
VW Tiguan Allspace R-Line ficou caro e perdeu sofisticação Foto: Foto: VW / Divulgação

5 Volkswagen Tiguan Allspace

O Volkswagen Tiguan voltou ao Brasil bem mais caro, com motor 2.0 turbo que perdeu potência, câmbio automático convencional no lugar do antigo DSG e tração dianteira no lugar da integral 4Motion. Enquanto isso o modelo ganhava uma nova geração na Europa. O mercado entendeu que o SUV médio entrega pouco e tratou de "flopar" suas vendas.