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Concorrência desleal?

Invasão de pneus chineses pode gerar prejuízo de 8 bilhões ao país

Associação afirma que empregos estão em risco por conta de preços mais baixos dos pneus chineses

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Além de perigoso, é ilegal rodar com pneus fora das especificações de desgaste da banda de rodagem
Além de perigoso, é ilegal rodar com pneus fora das especificações de desgaste da banda de rodagem Foto: Reprodução/ Licença Creative Commons

Os carros chineses chegaram no Brasil e parece que para ficar, o que causa certa preocupação nas fabricantes tradicionais, tanto que o imposto de importação de veículos eletrificados está em crescimento. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) preparou um levantamento que mostra que a concorrência asiática pode ser desleal também para a indústria de pneus, o que pode afetar até mesmo a produção nacional e os empregos.

O levantamento foi realizado pela empresa LCA Consultoria Econômica, e concluiu que, mantidas as condições atuais de importação, a produção nacional perderia 8,2 bilhões de reais por ano, e cerca de 30,8 mil postos de trabalho podem ser fechados. 

De acordo com a empresa de consultoria, os pneus asiáticos chegam ao Brasil custando US$ 2,9 o kg, enquanto no mercado internacional, a média do produto é US$ 4,2 o kg

Segundo Klaus Müller, presidente executivo da ANIP, países da Europa, bem como Estados Unidos e México já criaram barreiras para frear a importação de pneus chineses e incentivar a produção local. O executivo afirma que essa concorrência pode incentivar uma desindustrialização do país. 

Medidas para evitar a concorrência desleal

Para evitar esse prejuízo e fechamento de postos de trabalho, ANIP ingressou com um pedido na Câmara do Comércio Exterior (Camex) para elevar a Tarifa Externa Comum de 16% para 35% durante dois anos.

A expectativa da ANIP é que isso incentive a produção nacional e adicione 6,3 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, bem como a criação de 74,3 mil postos de trabalho e uma massa salarial de 2,7 bilhões de reais. Além disso, considerando toda a cadeia de produção, a expectativa é que o setor apresente um crescimento de 20,6 bilhões.

“A concorrência desleal de pneus asiáticos desestrutura a cadeia de produção, fecha postos de trabalho e pode cancelar investimentos no país”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Países como EUA, México e blocos como a Europa tomaram medidas de proteção em seus mercados, enquanto o Brasil segue desprotegido. “O estudo da LCA mostra claramente o quanto o país ganharia protegendo a produção industrial local”, aponta o executivo. 

Os pneus chineses são mais baratos mesmo?

Na internet é possível encontrar uma grande variedade de preços de pneus. Vamos pegar uma medida base para comparar os preços: 185/65 R15. Um pneu Ling Long é vendido por R$ 329,00, já da marca Westlake, é possível encontrar unidades a R$ 265,90. Para comparação, um Pirelli de mesma medida custa R$ 476,91, um Dunlop custa R$ 432,37, e um Michelin R$ 569.

Alguns modelos já saem de fábrica com pneus chineses

 

pneu montado à roda
Pneus do Volkswagen Polo Track são fabricados pela chinesa Ling Long Foto: Maurício Campelo

Algumas unidades do Volkswagen Polo Track, por exemplo, estão sendo comercializadas com pneus Ling Long de medida 185/65 R15, enquanto o pneu reserva, de uso temporário, sai com pneus fornecidos pela Dunlop.