Não se assuste se, em breve, até os carros mais baratos do Brasil passarem dos R$ 80 mil. O Fiat Mobi, que já foi o mais barato do país por meses consecutivos, teve aumento de R$ 1 mil e já entra no clube dos “ R$ 80 mil”.
O hatch subcompacto ainda briga entre os mais acessíveis. Hoje, quem leva o título é o Citroën C3 Live 1.0, por R$ 73.490, seguido pelo Renault Kwid Zen, a R$ 77.240. Em terceiro lugar, o Mobi permanece, mas sofreu um reajuste de R$ 1 mil nas duas versões disponíveis.
A configuração de entrada, Like, passou de R$ 76.990 para R$ 77.990, enquanto a topo de linha, Trekking 1.0, foi de R$ 79.990 para R$ 80.990. Com isso, o compacto da Fiat cruzou a barreira dos 80 mil reais na opção mais equipada, algo que não deve demorar para virar padrão entre os populares, com a briga de preços esquentando cada vez mais.
A última mudança significativa no Mobi veio com a linha 2025, mas não foi nada além do motor. Por causa da legislação Proconve L8, que pressiona as regras de emissões, a Fiat aposentou o velho motor 1.0 Fire Evo, de quatro cilindros, que entregava 71 cv com gasolina e 74 cv com etanol, além de 9,3 kgfm e 9,7 kgfm de torque, respectivamente.
No lugar, entrou o 1.0 Firefly, de três cilindros, com 71 cv na gasolina e 75 cv no etanol, e torque de 10 kgfm e 10,7 kgfm. Isso significa o mesmo na gasolina, um ganho de 1,4% na potência com etanol, e aumentos de 7,5% e 10,3% no torque. Só que o tanque de combustível encolheu de 47 para 44 litros, uma diferença de 6,4%.
Fora isso, o Mobi não trouxe grandes novidades. A versão Like, de entrada, vem com direção hidráulica, freios ABS, dois airbags frontais, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, ajuste de altura no volante, vidros elétricos dianteiros e computador de bordo.
Já a Trekking adiciona banco do motorista com regulagem de altura, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, e volante multifuncional, além de alguns detalhes visuais no interior.
- Acompanhe mais conteúdos do Vrum no YouTube e Dailymotion.