Já faz uns anos que as motos e scooters elétricas estão ganhando espaço nas ruas do Brasil.
Quem planeja se tornar dono de uma, no entanto, ainda não encontra muitas informações para conseguir escolher um modelo com segurança.
A equipe do site Scooter Elétrica Goiânia fez um levantamento sobre as principais características dos modelos mais interessantes do mercado para facilitar o trabalho de quem precisa de mais informações antes de realizar uma compra:
Melhores scooters elétricas de 2023
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de motos e scooters elétricas cresceram muito no país.
Em números, foram mais de 7.000 emplacamentos em 2022. 346% a mais do que no ano anterior.
Apesar da alta em ritmo acelerado, as motos e scooters elétricas ainda têm pouca representatividade diante das motocicletas movidas a álcool/gasolina (mais de 1.3 milhões foram emplacadas em 2022).
Se pode parecer que os veículos elétricos ainda não são tão relevantes, trata-se apenas de uma questão de tempo. Em poucos anos, motos e scooters elétricas devem representar a maior parte da frota de motocicletas do país.
Econômicas, silenciosas, ambientalmente corretas e cada vez mais potentes, elas tem tudo para dominar o mercado.
Quem não quer perder tempo, pode começar a se inteirar sobre o assunto dando uma olhada nos modelos abaixo:
Shineray SE 1 Chumbo
A SE1 é a versão mais básica entre as scooters elétricas da Shineray, e conta com uma bateria comum (de chumbo), capaz de alimentar sem dificuldades seu motor de 2.000w (equivalentes a 2.7 cv) de potência.
O carregamento precisa ser feito sem a remoção da peça e é preciso mantê-la de 8 a 10 horas na tomada. Carregada na sua totalidade pode rodar até 80 km sem precisar de uma nova recarga.
Embora a scooter não seja a mais moderna entre suas irmãs da lista, atinge os 60 km/h e atende bem quem tem demandas urbanas, afinal, o trânsito comum geralmente não permite velocidades acima de 50 km/h.
O preço inicial é de R$ 10.990.
Shineray SE 1 Lítio
O modelo top de linha entre as Shinerays SE1 possui a mesma potência e autonomia da sua versão de entrada, mas sua bateria de Lítio pode ser carregada em até quatro horas a menos.
No total, a versão pesa 37 kg a menos que a Chumbo, o que faz dela uma opção mais fácil de conduzir e com melhor desempenho.
Como desvantagem, pode-se levar em conta que a autonomia da Lítio (até 60 km) é menor do que a da sua versão de entrada (até 80 km).
O preço inicial é de R$ 12.990.
Shineray SE-2
Unindo tecnologia moderna e visual retrô, a Shineray SE-2 lembra as motonetas dos anos 60 e 70.
Elétrica, possui espaço suficiente para transportar duas pessoas confortavelmente - mas conta com pouco espaço para armazenamento, pois as baterias de lítio, com autonomia de 60 km e carga completa em até 8 horas, ocupam um espaço considerável).
Os faróis são de LED, o painel é totalmente digital, as rodas possuem 12 polegadas, a suspensão dianteira é de garfo telescópico e a traseira segue o padrão convencional. Nos freios, discos simples e no motor, 3,1 cv de potência, atingindo a velocidade máxima de 50 km/h.
O preço inicial é de R$ 13.990.
Shineray PT2
O modelo de scooter elétrica mais em conta da Shineray foi feito exclusivamente para vias urbanas.
Seu motor de 2 mil watts é impulsionado por uma bateria de lítio com autonomia de 50 km, que pode ser carregada entre 8 e 10 horas.
Levíssima (apenas 74 kg) quando comparado aos outros modelos, consegue atingir até 50 km/h.
O preço inicial é de R$ 9.190,00.
Super Soco CUx
Com apenas uma bateria de lítio, capaz de manter a scooter elétrica em movimento por até 70 quilômetros, a Super Soco lançou a CUx, com chassi em aço de carbono, que garante leveza e menos vibração - fatores de alto impacto na questão conforto do piloto e do passageiro.
Em relação à velocidade, a Super Soco é superior à Shineray SE-2, atingindo até 65 km/h com seus 3,7 cv.
Para realizar a recarga completa, bastam 3,5 horas, com a vantagem de que a bateria pode ser retirada para carregamento externo.
O preço inicial é de R$ 17.034.
GWS K4000RP
Passando para um nível superior da categoria das scooters elétricas, encontra-se a GWS K4000RP, que possui até 4 cavalos de potência e autonomia de 150 km se for adquirida com duas baterias de íon-lítio - estando disponível, também, na versão com uma bateria, com autonomia de 75 km.
A recarga, que demora aproximadamente 8 horas, pode ser feita em tomada simples, 110 ou 220V.
O preço inicial para o modelo de uma bateria é R$ 20.090 e a versão com suas baterias sai a partir de R$ 27.680.
Gloov V1
Um pouco mais veloz do que as outras scooters elétricas, a V1 oferece 300 W de potência e pode atingir até 70 km/h, mas só suporte até 150 kg de peso sobre ela.
Com bateria de lítio que carrega em aproximadamente 7 horas, sua autonomia é de até 50km sem precisar de outra recarga.
O peso máximo que o modelo suporta são 150kg
O preço inicial é de R$15.900.
P1-R
Com amortecedor dianteiro e traseiro, faróis de led, painel LCD e suporte para celular, a P1-R,da Gloov possui 300W de potência que podem levá-la a atingir até 65 km/h.
Sua bateria, que carrega em, no máximo 8 horas, tem autonomia de aproximadamente 50 km.
A scooter pesa cerca de 82kg e suporte até 200 kg.
O preço inicial é de R$14.500.
Honda V-Go
Claro que a Honda não poderia ficar de fora dessa lista.
A marca apresenta ao mercado uma scooter elétrica de alto padrão de qualidade, com motor de 2 mil watts e velocidade máxima de 55 km/h.
A bateria de lítio é a mesma que é utilizada no Tesla S, garantindo que a V-Go percorra 60 km antes de precisar de nova recarga.
Considerada uma das scooters elétricas mais bem equipadas, oferece GPS, chave inteligente, conexão com telefones celulares e recursos anti roubo.
Infelizmente, o modelo ainda não está disponível no Brasil, mas espera-se que não demore muito para vê-la circulando pelas ruas do país.
Xiaomi
Ainda não aportadas no Brasil, a Xiaomi lançou dois modelos levíssimos (apenas 52 kg) de scooters elétricas, a Xiaomi A1 e a Xiaomi A1 Pro.
Os modelos oferecem bastante tecnologia integrada, incluindo GPS, computador de bordo com tela colorida, bateria removível que pode ser carregada fora da moto, freios a disco, suspensão completa e câmera que filma em 1080p, com ângulo de 130º.
A velocidade máxima não é das mais interessantes (apenas 25 km/h), mas talvez isso esteja relacionado com o fato de que, na China, esse é o limite de velocidade que as scooters elétricas podem atingir.