UAI

Designer da Volkswagen revela projeto cancelado da nova Kombi

Fabricante cogitou atualizar o utilitário, que saiu de linha em 2013 sem deixar sucessor

Publicidade
montagem com duas imagens de projeto de reestilizacao da VW Kombi
montagem com duas imagens de projeto de reestilizacao da VW Kombi Foto:

Em agosto de 2013, a Kombi saiu de linha e entrou para a história sem deixar nova geração ou sucessor direto. O utilitário era incapaz de atender às novas leis de segurança, que tornariam obrigatórios os airbags frontais e os freios ABS a partir do início do ano seguinte. A Volkswagen chegou até a lançar uma série especial de despedida: a Last Edition. Porém, antes disso, tentou atualizar o projeto do veículo.

É o que revelou Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen. Aposentado desde 2018, ele trabalhou na criação de vários carros nacionais da marca alemã, como Fox, Logus, Pointer, além de diferentes gerações do Gol. Nesta semana, o estilista publicou no Instagram duas imagens de uma proposta para criar a nova Kombi.

A primeira imagem mostra duas soluções de estilo distintas para a dianteira da então nova Kombi: uma delas é mais fiel ao desenho original, mas adota faróis de formato ameboide, além de piscas mais arredondados. Já a outra traz uma mudança mais radical, com a plicação de elementos de estilo retangulares. Em ambas, os para-choques de aço dão lugar a peças plásticas.

Na segunda imagem, é possível ver que o interior da Kombi também receberia boas novas. O painel ganhou linhas arredondadas e envolventes, com direito até a porta-objetos. Entretanto, alguns componentes, como os comandos de ar do interior e os botões dos faróis e do pisca-alerta foram mantidos. Por fim, o volante é semelhante ao que foi aplicado à linha Gol e ao Fusca na década de 1990.

Quando a Volkswagen cogitou lançar a nova Kombi?

Não está claro em qual ano o projeto da nova Kombi foi elaborado. Porém, a julgar pela placa do veículo, foi em 1997, quando o utilitário passou por uma atualização de menor monta, ganhando teto elevado, porta lateral corrediça e janelas maiores.

Outros indícios de que o projeto data da década de 1990 estão nas próprias imagens: o painel ainda exibe um toca-fitas, enquanto uma das propostas de reestilização da dianteira não traz tomada para o radiador. Vale lembrar que o modelo utilizou o tradicional motor boxer refrigerado a ar até o fim de 2005, quando o substituiu por um propulsor da linha EA-111, arrefecido a líquido.

Passado e futuro

No Brasil, a Volkswagen produziu a Kombi de maneira ininterrupta entre 1957 e 2013. O projeto passou por várias atualizações, mas nunca sofreu mudanças radicais. Já na Europa, o modelo foi substituído em 1979: por lá, a gama de utilitários da marca está na sétima geração. O fabricante, inclusive, já revelou a I.D. Buzz, um veículo elétrico inspirado na Kombi.

Você sabia que a Kombi detém o título de primeiro veículo nacional da Volkswagen? Assista ao vídeo e saiba mais sobre a história da marca no país!

https://www.youtube.com/watch?v=KER4TbL_JD8