UAI
VRUM DE VERÃO

Vai viajar? Saiba como organizar a bagagem com segurança

Organizar a bagagem com equilíbrio é fundamental para preservar a estabilidade do veículo. Confira como arrumar os ocupantes, o porta-malas, assim como rebater o banco, usar o rack de teto e a carretinha

Publicidade
Equilibrar a carga é fundamental para manter a estabilidade do veículo
Equilibrar a carga é fundamental para manter a estabilidade do veículo Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

Janeiro é época de 'pegar estrada'. Depois de fechar as malas, o desafio é organizar a bagagem da família no porta-malas. Mas, você sabe a melhor forma de fazer isso? Não é uma questão de organização estética, mas procurar um equilíbrio de toda a carga para não comprometer a segurança do veículo, que vai rodar em velocidade elevada, sujeito a curvas fechadas e manobras inesperadas.

Na série VRUM DE VERÃO, nossa equipe dá dicas de ouro para que todos possam fazer uma viagem segura. Antes dessa matéria sobre como organizar a bagagem, já publicamos 3 episódios:

Comece arrumando os passageiros

Antes de organizar a bagagem no porta-malas, comece a organizar as pessoas dentro do carro pelo peso aproximado para obter um equilíbrio. Se no banco do motorista tem um adulto, no do passageiro também é recomendável ter outro adulto. No banco de trás, os passageiros também devem ser distribuídos com equilíbrio.

E, nada de levar objetos soltos em cima do bagagito. Além de obstruir sua visão, que é fundamental para a segurança na estrada, em caso de frenagem brusca esses objetos soltos se voltam contra você com o peso multiplicado.

Hora de organizar a bagagem

O porta-malas é o lugar certo para carregar as as malas. Para manter o equilíbrio e a estabilidade do carro, procure sempre manter os objetos mais pesados nas posições mais baixas. Assim, você mantém o centro de gravidade baixo, diminuindo a chance do carro capotar.

Na hora de organizar a bagagem também é importante dividir o peso entre os lados do porta-malas. Assim, se tiver um objeto grande e pesado, que ele fique no meio, mais próximo possível do eixo, e 'deitado' (isso atende tanto o centro de gravidade quanto o equilíbrio). Mas, se forem duas malas médias, coloque uma de cada lado, e 'deitadas'. Aproveite ao máximo o espaço existente respeitando esse equilíbrio.

Dicas

  • Para ter acesso ao fundo do porta-malas, por exemplo, para pegar o estepe, procure levar uma bagagem, mais prática, ou seja, menos sacolas soltas e mais malas fáceis de serem retiradas e acondicionadas fora do carro;
  • Duas malas médias podem substituir uma grande e pesada com vantagem, não só distribuindo melhor o peso no porta-malas, mas também na hora de carregar;
  • Malas maleáveis se adaptam melhor que as rígidas, e ter diferentes tamanhos de mala também pode ajudar a aproveitar melhor o espaço.

Capacidade de carga

Outra boa dica na hora de organizar a bagagem é estar atento à capacidade de carga, que compreende o peso dos passageiros e também o da bagagem. É claro que, na prática, ninguém vai pesar o carro para ver se ultrapassou o limite. Então, por que é interessante não extrapolar a carga útil?  É que tudo em um carro é dimensionado em função desse peso:

  • A boa performance do sistema de freio está sujeita a essa carga máxima;
  • As suspensões precisam ter um curso mínimo para garantir a estabilidade, o que também é influenciado pelo peso;
  • Os pneus têm limite de carga;
  • O consumo de combustível também é drasticamente afetado pelo peso.

E isso são reflexos imediatos. A longo prazo, rodar com carga excedente pode até afetar a vida útil do motor.

E se tiver muita carga e pouco porta-malas?

Rebata o banco traseiro

Como organizar a bagagem no porta-malas da forma correta.
Não esqueça de amarrar a bagagem quando o banco tiver rebatido Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

Agora vamos abordar outra situação: você começa a organizar a bagagem é percebe que tem porta-malas de menos e carga demais, o que fazer? Se o carro não tiver lotado, rebata o banco ou uma fração dele e distribua as bagagens de forma equilibrada. Nesse caso, não esqueça de amarrar tudo direitinho, já que agora os objetos estão sendo carregados dentro do habitáculo.

Rack de teto

Como organizar a bagagem no porta-malas da forma correta.
Bicicletas podem ultrapassar o limite de altura de 50 centímetros em relação ao teto do carro Foto: Divulgação

Mas, se o banco traseiro estiver ocupado, é hora de acionar o rack de teto. A primeira dica para organizar a bagagem nesse local é lembrar que o centro de gravidade do veículo deve permanecer baixo (quanto mais baixo, mais estável). Assim, procure carregar nesse local as coisas mais leves. Geralmente a capacidade de carga do teto é baixa, consulte no manual do carro.

Alguns modelos trazem esse rack só como estética, e o fabricante nem recomenda transportar nada ali. Capriche na amarração dos objetos. Esqueça os objetos que provoquem muita resistência ao ar. Se possível, opte por aquele maleiros fechados, que sofrem menos a ação do vento.

Existe uma dimensão máxima que pode ser transportada no rack e teto. A altura não pode exceder 50 centímetros a partir do teto (e não do suporte), enquanto a largura e o comprimento do objeto não pode ultrapassar os do veículo. Mas, atenção, as bicicletas são exceção a essa regra no quesito altura.

Carretinhas

Outra forma de transportar muito bagulho são as carretinhas, que também têm as suas regras:

  • Verifique junto ao fabricante se o seu veículo está apto a receber um engate, quais são os pontos de fixação e a capacidade de reboque.
  • Caso positivo, o engate precisa ter sido fabricado por empresa registrada no Inmetro.
  • O engate instalado como acessório deve ter: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque; tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; e ausência de dispositivo de iluminação.
  • A carretinha deve estar registrada no departamento de trânsito e emplacada, mas não paga IPVA ou seguro obrigatório, apenas a taxa de licenciamento.
  • Ao acoplar um reboque, para fins de fiscalização o veículo passa a ser considerado um pesado.
  • O motorista habilitado na categoria B pode rebocar uma carretinha com menos de 6 mil quilos de peso bruto total.
  • As medidas máximas para as carretinhas são: largura, 2,60 metros; altura, 4,40m; comprimento máximo entre o veículo trator e o reboque, 19,80m; balanço traseiro máximo, 3,50m.

Depois disso tudo você pode organizar a bagagem na carretinha. E a ideia aqui é continuar caprichando para manter o centro de gravidade baixo e a carga bem distribuída, levando em consideração a carga além do eixo. Também é preciso maneirar na condução, já que agora o veículo passa a ser articulado, está maior e mais pesado.