Você com certeza já ouviu barulhos no seu carro enquanto dirigia e ficou sem saber o que eles significavam. Pensando nisso, a especialista em mecânica e dona de oficina Luciana Félix desenvolveu uma lista com 10 rangidos, chiados e outros ruídos que o seu carro pode fazer e qual o significado de cada um. Veja quais são, qual o motivo de acontecerem e como é possível evitá-los:
1. Pneus cantando
Em primeiro lugar está, segundo a especialista, um dos problemas mais discretos e de grande impacto de um carro. Se o veículo fizer um barulho de pneus "cantando", seja na estrada, ao fazer uma curva ou em em um estacionamento de shopping, por exemplo, é um forte indício de que a direção pode estar desalinhada. Esse problema deve ser resolvido com urgência, pois compromete a estabilidade e reduz a durabilidade dos pneus.
2. Correia grilando
Nesse caso, o barulho ocorre ao ligar o carro ou quando se pisa no acelerador. Esse som é alto e estridente, assemelhando-se a correntes arrastando no chão. Quando a correia dentada está "grilando", pode ser um forte indicativo de que está ressecada, com a data de validade vencida, o que pode levar ao desgaste excessivo e até mesmo ao rompimento.
Nos motores atuais, caso haja o rompimento da correia dentada, é grande a chance de empenar as válvulas do cabeçote e demandar retíficas caríssimas.
3. Chiado nos freios
Um dos barulhos mais comuns dessa lista é o que acomete o sistema de freio dos carros. Se você ouvir um som agudo ao acioná-lo, isso pode sinalizar problemas nas pastilhas de freio. Nesse caso, a manutenção preventiva é a solução para evitar os chiados e outras consequências piores, como perder a capacidade de frenagem no seu veículo. Pastilhas muito desgastadas podem danificar o disco de freio. E vale lembrar que às vezes pastilhas novas também provocam chiado, mas o mecânico consegue resolver o problema facilmente.
4. Barulho nas rodas
Além dos pneus "cantando", é preciso estar atento aos possíveis barulhos nas rodas. Um som semelhante ao de um ventilador em funcionamento pode ser um indicador de que o pneu apresenta desgaste desigual. Com o tempo, esse som se torna mais áspero, semelhante a areia na borracha. Esse ruído pode, segundo a especialista, apontar também um problema no rolamento, que precisa ser substituído para evitar o travamento da roda.
5. Dianteira com barulhos
Se o carro apresentar ruídos externos na parte dianteira, que persistem durante a condução, é recomendável investigar o problema de perto. É possível que esses ruídos representem problemas na suspensão do carro ou da bomba d'água.
6. Ruídos estranhos na traseira
Já quando o barulho vem da parte traseira do carro, pode ser um indicativo de que algum parafuso esteja solto ou que haja problemas no escapamento. Além disso, folga na fixação do macaco e do estepe também podem gerar ruídos na traseira do seu veículo. Segundo Luciana, geralmente, esses problemas podem ser resolvidos de forma simples.
7. Barulho ao girar o volante em carros com direção hidráulica
Em veículos com direção hidráulica é comum ouvir um barulho agudo e contínuo ao girar o volante completamente. Esse ruído, que pode vir acompanhado de vibração no volante, acontece devido ao baixo nível de fluido no sistema de direção. Para evitar esse problema, a especialista recomenda completar o sistema de lubrificação de acordo com o nível indicado no manual do proprietário.
Além disso, Luciana observa que mesmo completando o fluido é possível que o barulho continue. Neste caso, é preciso verificar o recipiente, pois pode haver um vazamento. Nesses casos, procure uma oficina de confiança e siga a recomendação do profissional.
8. Batidas secas
Esse barulho geralmente é percebido ao passar por buracos e ondulações na pista. Nesse caso, o som soa como um "nhec" e pode indicar problemas nos pivôs ou buchas das suspensões
9. Interior com rangidos
Ruídos internos geralmente não indicam danos sérios. Eles podem ser causados ??por problemas na fechadura do porta-malas, nos batentes de borracha ou até mesmo por folgas nos trilhos dos bancos. Portanto, assim como nos barulhos na traseira, em geral esses ruídos podem ser resolvidos de forma simples e rápida.
10. Efeito arranhado
Por fim, limpadores do para-brisa com a borracha desgastada e ressecada provocam incômodo ruído, como se algo estivesse arranhando o vidro, prejudicando a remoção da água da chuva e a visibilidade do motorista. Além de dificultar e prejudicar a qualidade da direção, limpadores desgastados podem arranhar o vidro se não forem trocados.
A profissional reafirma a importância da manutenção preventiva. Segundo Luciana, ao investir na manutenção adequada, você evita não apenas a ocorrência de barulhos estranhos, mas também a possibilidade de danos mais graves (e caros) no futuro. Além disso, um carro com manutenção em dia contribui para a sua segurança dos seus passageiros e de todos os demais usuários das vias.