Em 2022, o mercado automobilístico brasileiro foi o sétimo maior do mundo, de acordo com um levantamento da Focus2Move. Ao longo do ano passado, cerca de 1,95 milhão de unidades, somando veículos leves e comerciais, foram vendidos no país. Porém, apesar disso, muitas marcas de carros permanecem sem atuar por aqui, sendo que algumas delas são bastantes tradicionais no exterior.
Marcas de carros que não atuam no Brasil
E o listão de hoje é justamente sobre elas: enumeramos 7 marcas de carros que têm renome e fama em outros países, mas nem por isso decidem vir para o Brasil. Algumas delas já chegaram a operar no país em tempos passados, mas acabaram encerrando as atividades locais. Confira!
1- Cadillac
Praticamente um sinônimo de marca de carros de luxo, a Cadillac surgiu em 1902, nos Estados Unidos. Desde 1909, integra a General Motors (GM), conglomerado que detém, entre outras empresas, uma muito conhecida no Brasil: a Chevrolet.
Apesar de atuar no país há 98 anos, a GM só comercializou os veículos da Cadillac por aqui até meados do século XX. A fabricante é lembrada justamente pelos enormes e luxuosos cupês e conversíveis da década de 1950, mas a gama atual, composta por SUVs e sedans, também é de encher os olhos. Porém, quem quiser um dos produtos da empresa tem que recorrer à importação independente.
2- Lincoln
A Lincoln é concorrente direta da Cadillac. A marca foi fundada por Henry Ford em pessoa, em 1917, justamente para competir com a divisão de carros de luxo da GM. E, tal qual a rival, sempre produziu veículos sofisticados.
No Brasil, a história da Lincoln também é parecida com a da Cadillac. A fabricante chegou a atuar no mercado local durante a primeira metade do século passado, mas parou por aí. Pelo visto, uma das marcas terá que vir para cá quando a outra já tiver feito o mesmo.
3- Mazda
A Mazda é uma das marcas de carros mais antigas do Japão. A empresa foi criada em 1920 e, inicialmente, produzia ferramentas, mas logo entrou para o ramo de veículos. Entre os produtos mais memoráveis da fabricante, estão os esportivos RX-7, com motor rotativo Wankel, e o roadster MX-5.
Durante um breve período, entre 1990 e 1999, a extinta Mesbla chegou a representar a Mazda no Brasil, importando alguns modelos como os sedãs Protegé e 626, além do cupê MX-3. Todavia, desde então, a fabricante não demonstrou qualquer intenção de atuar por conta própria por aqui.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a atual geração do Mazda MX-5:
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4- Alfa Romeo
Uma das marcas de carros que mais têm fãs mundo afora é a Alfa Romeo. A marca italiana tem uma história centenária, que começou em 1910 e inclui triunfos em várias categorias de competições automobilísticas. E já teve até fábrica no Brasil.
A passagem pelo país começa em 1968, quando a Alfa Romeo adquiriu as instalações da Fábrica Nacional de Motores (FNM): esta, por sua vez, já produzia veículos da empresa italiana sob licença. O veículo local da marca era o sedan 2300, que permaneceu no mercado até 1986. Entre 1990 e 2006, já nas mãos da Fiat, a multinacional atuou como importadora, mas permanece fora do mercado desde então.
5- Opel
O consumidor brasileiro conheceu de maneira íntima vários dos produtos da Opel. Isso, porque, durante décadas, a maioria dos carros nacionais da Chevrolet baseava-se na gama da marca alemã: afinal, ambas integravam a GM. Entretanto, essa divisão foi vendida em 2017 e, hoje, pertence ao grupo Stellantis.
Uma das fabricantes de veículos mais antigas ainda em operação, é a Opel, cuja fundação data de 1862. Inicialmente, a empresa produzia máquinas de costura, mas começou a atuar no setor automobilístico já em 1898. A atual gama europeia da empresa ainda inclui o Corsa e o Astra, em novas gerações.
6- Skoda
No Brasil, muitos motoristas desconhecem a Skoda, mas os carros da marca são extremamente comuns nas ruas da Europa. Pudera: a empresa sediada na República Tcheca pertence ao Grupo Volkswagen desde 1990 e produz alguns dos veículos mais acessíveis do conglomerado.
Antes disso, a Skoda permaneceu sob domínio estatal por um longo período, que foi de 1945 a 1990. Nessa época, fez fama por produzir os automóveis mais avançados da União Soviética. Contudo, a empresa era independente e privada quando surgiu, em 1925.
7- MG
Outra fabricante muito tradicional que se mantém distante do mercado brasileiro é a MG, sigla de Morris Garage. A empresa iniciou as atividades em 1924, na Inglaterra, e já mudou de mãos várias vezes ao longo dos quase 99 anos de existência. Atualmente, ela pertence à chinesa SAIC.
No passado, a MG ficou famosa pelos roadsters esportivos, como o TC e o TF. Já a gama atual, formada majoritariamente por SUVs, não tem lá tanta personalidade. Em 2011, a importadora Forest Trade trouxe alguns dos carros da parca para o Brasil, mas as operações só duraram até 2013.