Reunindo mais de 550 marcas de toda a cadeia do motociclismo, entre fabricantes, expositores de peças, acessórios, serviços e entretenimento, o Salão das Duas Rodas, que vai até domingo, no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, é o principal evento do gênero na América do Sul e um dos principais do mundo. O Brasil é a bola da vez e já é o quinto maior produtor mundial, com projeção de dois milhões de unidades este ano, atrás dos gigantes asiáticos, atraindo fortemente novas marcas de todos os continentes, além de impulsionar as que já estão aqui. Especialmente porque o mercado brasileiro, ao contrário de outros países, continua acelerado com perspectivas de crescimento contínuo, acendendo os holofotes para nosso umbigo.
A BMW lança mundialmente a G 650 GS Sertão. A Dafra anuncia parcerias com a coreana Daelim, a chinesa Haojue e a taiwanesa SYM, para produzir os modelos Roadwin 250, Riva 150 e Next 250, respectivamente, além das italianas MV Agusta em Manaus. A Honda anuncia revendas exclusivas para motos de maior porte e lança a CB 1000R, a CBR 600F e a CBR 250R. A Yamaha lança a Ténéré 660 e mostra a nova V-Max, a T-Max, a FZ8 e a R-6. A KTM vai produzir no Brasil o modelo Duke 200, inédito no mundo. A Harley-Davidson apresenta sua linha, com oito novidades. A Traxx mostra a Dunna 600, a Shineray a esportiva Racing 200, a Kasinski GT 650R fibra de carbono, a Suzuki a nova GSR 150i, a Gas Gas a 300 2T, a Kawasaki a Ninja 1000 e a Ducati a Diavel. Várias marcas asiáticas também marcam presença.
(*) Viajou a convite da Abraciclo