UAI
MERCADO

Fiat Titano atrasa e lançamento pode ficar para 2024

Picape deveria ter chegado ao mercado entre os meses de outubro e novembro

Publicidade
Fiat Titano se diferencia da Peugeot Landtrek apenas por detalhes
Fiat Titano se diferencia da Peugeot Landtrek apenas por detalhes Foto: Foto: Jorge Lopes/EM/D.A.Press

A Titano, nova caminhonete média que a Fiat desenvolve para o Brasil e outros mercados da América Latina, atrasou. Inicialmente, a intenção do fabricante era lançá-la em outubro ou, no máximo, em novembro de 2023. Porém, na melhor das hipóteses, a apresentação à imprensa ficará para dezembro, sendo que a comercialização regular da picape na rede de concessionárias não deve ocorrer antes de 2024.

Neste ponto, vale lembrar que a Fiat Titano nada mais é que a Peugeot Landtrek com outra identidade. As caminhonetes das duas marcas do Grupo Stellantis ostentam mudanças mínimas de estilo, que incluem apenas elementos como grade dianteira e rodas. Porém, a variante da marca italiana terá algumas exclusividades no interior, como nova central multimídia e carregador de celular por indução: foram justamente essas alterações que atrasaram o lançamento. Imagens oficiais divulgadas em formato de teaser indicam que, no mais, o interior de ambas as picapes será idêntico. 

Por sua vez, o projeto deu origem ainda a um modelo chinês: a Changan Kaicene F70. Essa última, porém, tem comercialização restrita a mercados asiáticos. Quanto à Fiat Titano e à Peugeot Landtrek (que, no fim das contas, são a mesma caminhonete), a produção ficará a cargo da Nordex, no Uruguai. Trata-se de uma empresa local que produz veículos utilitários sob licença, por meio de parcerias.

Como será a nova picape?

A Fiat Titano deverá manter as medidas da Peugeot Landtrek, que tem 5,33 metros de comprimento 3,18m de entre-eixos e 1,92m de largura. Já altura é de 1,86m, mas essa medida pode mudar, caso a picape local sofra mudanças na geometria da suspensão. Por sua vez, a capacidade de carga ficará em torno de 1 tonelada. A carroceria tem construção tradicional, sobre chassis.

O motor da Fiat Titano será um 2.2 turbodiesel, conhecido como BlueTech. Trata-se da mesma unidade já que equipa as vans Jumper, Boxer e Ducato; porém, na caminhonete, ela terá um acerto diferente, para entregar potência de pelo menos 180cv. Também não faltarão câmbio automático e tração 4x4 com reduzida.

Quais serão os preços da caminhonete Fiat Titano?

A Fiat ainda não revelou os preços da caminhonete Titano: esses e outros dados só serão conhecidos durante o lançamento, que ocorrerá no último trimestre de 2023. Porém, sabe-se que a picape se posicionará em um patamar superior ao da Toro, para competir diretamente com modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Assim, os valores devem ficar em torno de R$ 250 mil.