Motoristas de caminhonetes grandes costumam ter maior sensação de segurança, justamente devido às dimensões do veículo. Porém, crash testes realizados pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, mostram que essa impressão não corresponde à realidade. A entidade reprovou três picapes do segmento chamado full-size: Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500, já que todas elas foram consideradas inseguras após o ensaio.
O problema, especificamente, está na segurança para os passageiros do banco traseiro. O crash test de frontal de sobreposição moderada mostrou que os ocupantes foram submetidos a forças excessivamente altas, mesmo atados aos cintos de segurança. Para completar, eles ainda sofreram o efeito conhecido como submarino, no qual o corpo desliza parcialmente por baixo do cinto.
Por tal motivo, a proteção aos ocupantes do banco traseiro das caminhonetes grandes foi considerada "pobre" pelo IIHS. Uma quarta picape, a Toyota Tundra, obteve resultado um pouco melhor nesse mesmo crash test, mas passou longe de se sair propriamente bem: nesse caso, o IIHS considerou a proteção "marginal". Para efeito de comparação, as melhores notas são "bom" e "aceitável".
De acordo com o IIHS, isso ocorreu porque, nos bancos dianteiros, os fabricantes vêm utilizando equipamentos de segurança mais eficientes, entre os quais cintos com pré-tensionadores. Por outro lado, no assento traseiro, que já é, por natureza, um local mais seguro, essa evolução ainda não ocorreu. Mesmo assim, a entidade recomenda que crianças continuem sendo transportadas ali.
Curiosamente, no crash test de impacto lateral, as caminhonetes grandes receberam o conceito "bom" na maioria dos casos. As única exceção foi a Chevrolet Silverado, avaliada como "aceitável".
Caminhonetes grandes são artigos de luxo no Brasil
Vale lembrar que três das caminhonetes grandes citadas, Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500, estão à venda no Brasil. Todos esses modelos chegam ao país via importação e são verdadeiros artigos de alto luxo, cujos preços estão na casa dos R$ 500 mil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!