O ano de 2023 pode ser o marco da invasão dos carros chineses no Brasil. O destaque vai para duas marcas que estão chegando por aqui de forma direta e, quando concluírem sua instalação, como fabricantes: GWM e BYD. Essas duas empresas estão focadas na eletrificação e, já no início de das operações, provocaram impactos no setor, forçando os preços praticados para os carros híbridos e elétricos para baixo.
O consumidor brasileiro ainda é reticente quanto aos carros chineses, mas tudo indica que eles vieram não apenas para ficar, mas para exercer protagonismo no setor automotivo. Assim, vale a pena continuar se atualizando sobre as novas marcas que chegam por aqui. Um exemplo interessante é a GWM, sigla de Great Wall Motors, que vai operar no Brasil um pouco diferente do que faz na China.
É que, na China, GWM está mais para um grupo que possui diversas marcas - Haval, Ora, Tank, Poer e Wey -, algo parecido com a Stellantis. Porém, no Brasil, a marca é GWM, enquanto as marcas existentes na China darão nome às linhas de produtos comercializados aqui. Confira a seguir as características de cada uma dessas marcas/linhas.
Confira as marcas da GWM
Haval
O primeiro produto lançado pela GWM no Brasil foi o Haval H6, nas versões híbrida e híbrida plugin. No entanto, na China, Haval é a marca de SUVs da GWM, possuindo vários modelos.
Ora
O segundo produto da GWM lançado no Brasil foi o Ora 03. Na China, a marca Ora se caracteriza por ter apenas carros elétricos. O mais divertido é que toda a linha Ora tem nome de gatos, como o polêmico Ballet Cat, que era uma releitura do Fusca. Na China, nosso Ora 03 se chama Good Cat.
Poer
A Poer é a marca de picapes da GWM. No Brasil, a GWM vai fazer sua estreia como fabricante com uma caminhonete média da Poer.
Tank
Sem sombra de dúvidas, a Tank é a marca mais legal da GWM. A Tank tem SUVs de grande porte e muito luxuosos, com chance de chegar ao Brasil.
Wey
A Wey é a marca de luxo da GWM, que dá um trato principalmente em modelos da Haval, porém não deve chegar ao Brasil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!