Uma picape com autonomia elétrica ilimitada de bateria; isso é mesmo possível? Segundo a Stellantis, esta seria a nova Ram 1500 Ramcharger. Obviamente, o alcance não é, de fato, infinito, mas é bastante longo: exatamente de 1.104 quilômetros, permitindo que o motorista realize longas viagens sem se preocupar. Mas o que está por trás disso?
Além de dois motores elétricos (um em cada eixo), a nova picape Ram, que acaba de ser revelada pela montadora, tem também, sob o capô, um propulsor a combustão, um V6 3.6 litros. Este não movimenta as rodas, mas sim trabalha para ativar um gerador que, então, alimenta o conjunto de baterias. Dessa forma, quando o tanque de gasolina de 103 litros de capacidade está cheio, o veículo chega ao alcance dos ditos 1.104 quilômetros.
Os propulsores elétricos juntos entregam 654cv e 85kgfm de torque, permitindo que o veículo acelere até 100km/h em 4,6 segundos. As baterias, por sua vez, têm capacidade de 92kWh. Caso o proprietário ainda resolva recarregar as baterias da picape na tomada – mesmo não sendo necessário –, poderá utilizar corrente contínua de 400 volts.
Mas afinal: a picape é híbrida ou elétrica?
A nova Ram 1500 Ramcharger é definida como um veículo elétrico de longo alcance, ou EREV. No entanto, como ela também traz um motor a combustão, na prática, é como se fosse uma caminhonete híbrida. Afinal, a emissão não é zero, já que o V6 3.6 litros, para impulsionar o gerador, queima combustível e, então, emite gases poluentes.
Além desta versão EREV, há também uma BEV, totalmente elétrica. Neste caso, as baterias podem ser de 168kW ou 229kW – são maiores, já que, como não há o motor a combustão, sobra mais espaço para acomodar o conjunto.
O que mais se sabe sobre a nova Ram 1500 Ramcharger?
Baseada na plataforma STLA-Frame, a Ram 1500 Ramcharger vem, de série, com suspensão traseira multilink e suspensão a ar. O plug de carregamento, por sua vez, é bidirecional, o que permite que a bateria da picape seja usada para recarregar outros veículos ou para funcionar, de forma geral, como fonte de energia doméstica em casos de emergência. Segundo a Ram, a picape seria capaz de abastecer um restaurante móvel, incluindo o refrigerador e o fogão.
Informações sobre preços, versões e data de lançamento ainda não foram divulgadas pela Ram. Apesar disso, a montadora já abriu as reservas da picape.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion também!