O Museu Roberto Lee abriu as portas ao público novamente, na cidade de Caçapava (SP). Devido a esse acervo, que inclui um raríssimo Tucker Torpedo, que teve apenas 50 unidades fabricadas, o município é considerado por muitos a Capital Nacional do Automobilismo. O museu é uma idealização de Roberto Lee, pioneiro do antigomobilismo no Brasil, tendo em seu auge 97 veículos, sendo considerado o maior da América Latina nesse gênero.
O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, seu nome oficial, foi inaugurado na capital paulista em 1963 a partir da coleção particular de seu fundador, completando agora 60 anos. Porém, já no ano seguinte o acervo foi transferido do galpão pertencente às Indústrias Reunidas Matarazzo, em São Paulo, para a Fazenda Esperança, em Caçapava. Tudo ia bem até a morte de seu idealizador, em 1975.
O pai de Roberto Lee manteve o museu funcionando até 1991, mas sem o mesmo brilho, até que ele fechou as portas em 1993. Mesmo tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), parte do acervo foi vendido, e os veículos que restaram foram pilhados e vandalizados. Fora que os carros ficaram sem manutenção e, como o galpão estava em más condições, sob a ação do tempo. Nesse período, alguns veículos cedido em regime de comodato foram retirados, caso do Willys Capeta, em 2009, protótipo único de um esportivo que pertencia à Ford.
Acervo do Museu Roberto Lee foi doado
Em 2011, o acervo que sobrou do Museu Roberto Lee foi doado ao município de Caçapava, e transferido para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali. Para a reinauguração, em 21 de outubro de 2023, esse prédio passou por uma ampla reforma, com investimento de R$ 2,3 milhões. O museu ganhou um novo projeto expográfico, com painéis informativos contando a história dos veículos e de personagens importantes ligados ao contexto do acervo. Estão em exposição permanente 26 veículos, 10 motores e 1 motoplanador. O acervo reúne ainda objetos e gravuras que pertenceram a Roberto Lee.
De acordo com Hudson Moreira, diretor do Museu Roberto Lee, quando o município de Caçapava recebeu a doação, o estado dos veículos era muito ruim. Logo se deu início a um trabalho de higienização. Alguns veículos do acervo já foram restaurados, geralmente em parcerias, como o Ford Maverick 1973 que participou do Raid da Integração Nacional, cuja reforma contou com o apoio do Clube do Maverick de São Paulo. Mais recente foi a reforma de um trator, um Man C-40 de 1956, um dos cinco existentes no Brasil, também em parceria.
O Museu Roberto Lee vai iniciar a restauração de um belíssimo Studebaker President 1957, iniciativa de duas instituições paulistas ligadas ao antigomobilismo, através da Lei Rouanet. Está em andamento a reforma de uma locomotiva Orenstein & Koppel 1921, com recursos da Prefeitura de Caçapava. Mas, de forma geral, o diretor do Museu Roberto Lee avalia que agora os carros estão em bom estado.
Quem foi Roberto Lee?
Roberto Lee pertencia a uma família muito rica, era filho do industrial Fernando Edward Lee. Seu primeiro casamento foi com Maria Pia Matarazzo, filha do industrial Francisco Matarazzo. Foi dessa união, que não durou muito tempo, que nasceu Mariângela. Lee casou-se novamente com Yara Siqueira. Roberto Lee foi assassinado em 1975 por Elza Leoneti do Amaral, com quem teve um envolvimento antes do segundo casamento. O motivo do crime teria sido o não reconhecimento da paternidade de uma criança.
SERVIÇO
O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee fica no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali - Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz – Caçapava / SP. Informações: (12) 3653-2603
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