Os apaixonados pelo antigomobilismo puderam celebrar, neste fim de semana, em Brasília, a restauração do Ford Galaxie 500, o último carro usado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. O exemplar revitalizado foi apresentado na Esplanada dos Ministérios, no domingo (12), em evento realizado pelo 16º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro.
O Ford Galaxie 500, modelo 1974, foi o último carro particular de Juscelino Kubitschek, e fica exposto no Memorial JK desde a morte do ex-presidente. O modelo fica estacionado em vitrine com proteção de vidro do lado de fora do memorial, para que o público possa visualizá-lo.
Mas, com a ação do tempo e do calor intenso, sua estrutura foi danificada, o que levou à necessidade de nova revitalização do veículo. Foi feita uma restauração em 2010, mas agora, em 2023, a pedido do proprietário e colecionador de veículos antigos Flávio Noronha, foi solicitada uma nova, já que partes do revestimento de couro e de metais estavam descuidadas devido à exposição às altas temperaturas.
A equipe do 16° B Log do Exército Brasileiro abraçou o projeto de restauração do Ford Galaxie mais uma vez, já que foi responsável pela primeira manutenção 13 anos atrás. Considerando que já tinham expertise para o trabalho, os responsáveis pelas manutenções em viaturas militares antigas das frotas do exército estenderam sua atuação ao meio civil novamente para esse projeto, em agosto.
Após 90 dias, com o sucesso da revitalização, o veículo retornou ao Memorial JK. Em comemoração à reforma finalizada e a memória do Ford Galaxie de Kubitschek, foi feita carreata por Brasília, que contou com cerca de 300 veículos antigos.
O desfile foi iniciado às 9h e fez um trajeto por pontos chave da capital brasileira, como a Ponte JK. O percurso teve parada em frente ao Palácio do Planalto para fotos com a família Kubitschek e o Memorial JK como local de chegada. O evento foi um marco para a história nacional e legado do ex-presidente do Brasil, a partir da memória do veículo que foi sucesso na década de 1970.