A Ram 1500 Classic ainda é um produto recente no Brasil, já que o lançamento por aqui ocorreu em agosto do ano passado. Porém, o caso é que a caminhonete de grande porte já está com os dias contados. De acordo com sites dos Estados Unidos, entre os quais o The Drive, o Grupo Stellantis deixará de produzi-la ainda neste ano, e a gama nem chegará a ter um modelo 2024.
Neste ponto, cabe lembrar que a picape é produzida na América do Norte e chega ao país via importação: portanto, o fim da linha por lá impacta diretamente o mercado local. Isso ocorre porque a Ram 1500 de geração mais nova acaba de passar por uma reestilização, mas o modelo atual deve continuar em produção e, assim, assumir o nicho da Classic.
Trata-se de uma estratégia comercial que consiste em fazer com que a antiga geração de determinado veículo conviva com a mais nova, mas em uma faixa inferior de preço. No Brasil, já existiram diversos exemplos desse tipo de situação, só que com carros compactos: Fiat Palio e Uno, Volkswagen Gol e Ford Fiesta já tiveram duas linhagens convivendo juntas no mercado.
Caminhonete tem 15 anos de idade e motor que está saindo de linha
A questão é que, apesar de ser recente no Brasil, a caminhonete está longe de ter projeto novo. Como o The Drive lembra, a geração passada da picape 1500, que é justamente a atual Classic, chegou ao mercado estadunidense em 2008: ou seja, há cerca de 15 anos, em uma época na qual a Ram ainda nem tinha o status de marca, já que era subordinada à Dodge. A partir de 2019, ela passou a conviver com a sucessora.
O caso é que, além da reestilização, a Ram 1500 de geração atual receberá um novo motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, em substituição ao atual 5.7 V8 de aspiração natural, que é utilizado pela Classic. Ao que tudo indica, do ponto de vista comercial, não valeria a pena investir na instalação do novo propulsor na caminhonete de projeto mais antigo.
O The Drive levanta a possibilidade de a Stellantis já ter até interrompido a produção da Ram 1500 Classic. A caminhonete ainda figura no site comercial da marca, mas é a única que ainda está na linha 2023. Se isso de fato tiver ocorrido, as vendas só devem prosseguir enquanto ainda existirem unidades em estoque. O site chegou a entrar em contato com o fabricante, que não confirmou nem desmentiu o fim da fabricação da picape.
No Brasil, Ram 1500 Classic é modelo de luxo
Enquanto isso, no Brasil, a 1500 Classic também segue normalmente no site comercial da Ram. A diferença é que, por aqui, a picape é um modelo de luxo, com preços a partir de R$365.150, na versão Laramie. No caso da top de linha Laramie Night Edition, o valor sobe para R$375.150.