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TECNOLOGIA

Volkswagen vai produzir dois carros híbridos no Brasil

Sistema de propulsão será do tipo híbrido flex e incluirá novo motor 1.5 turbo

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Taos deverá ser o primeiro híbrido da Volkswagen no Brasil
Taos deverá ser o primeiro híbrido da Volkswagen no Brasil Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Volkswagen vai produzir carros híbridos no Brasil. Curiosamente, tal anúncio não partiu da multinacional alemã, e sim do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. Anteriormente, a fabricante já havia confirmado que comercializaria veículos dos tipos híbridos leve, convencional e plug-in, mas não havia revelado quaisquer informações sobre a nacionalização desses modelos. 

De acordo com referido o sindicato, a Volkswagen investirá cerca de 5,4 bilhões de reais nas fábricas de São Carlos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) para produzir novos produtos, entre os quais dois carros híbridos. Ainda não se sabe quais serão esses modelos, mas tudo indica que eles devem chegar ao mercado até 2025, ano em que entra em vigor a fase L8 do  Proconve, que será bastante rigorosa quanto às emissões de poluentes.

O que é certo é que, no Brasil, os carros da Volkswagen adotarão um sistema de propulsão do tipo híbrido flex: ou seja, o motor a combustão poderá ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol. Ele será um novo 1.5 turbo e, claro, vai trabalhar em conjunto com uma unidade elétrica. Esse conjunto motopropulsor já existe na Europa e se chama Evo2.

Motor 1.5 turbo é novidade

Grosso modo, o motor 1.5 turbo é bem semelhante ao atual 1.4, que a fabricante chama de 250 TSI. Ambos, inclusive, compartilham o mesmo bloco. O ganho de cilindrada deve-se ao aumento do curso dos pistões, de 80mm para 85,9mm. Além disso, há mais tecnologia embarcada, graças a recursos como turbocompressor de geometria variável, sistema de desligamento dos cilindros em situações de baixa demanda e funcionamento em ciclo Miller.

Essas mudanças visam reduzir o consumo e as emissões de poluentes, de modo a aumentar a eficiência energética, e não melhorar o desempenho. Tanto que os números de potência e torque são os mesmos do similar 1.4 turbo: 150cv e 25,5kgfm, com gasolina. Porém, no sistema híbrido do tipo plug-in, no qual há o auxílio de um parrudo motor elétrico, a potência pode chegar a 272cv. 

Tudo indica que o primeiro dos carros híbridos que a Volkswagen vai lançar no país será o Taos. O "detalhe" é que o SUV médio é produzido na Argentina, e não no Brasil. Assim, não está entre os dois modelos nacionais com essa tecnologia: um desses veículos deverá ser o T-Cross, e o outro, picape inédita baseada nele, com porte semelhante ao de Chevrolet Montana e Renault Oroch.

Carros híbridos nacionais estão no radar de outras marcas além da Volkswagen

Além da Volkswagen, outras empresas já anunciaram a produção de carros híbridos no Brasil, entre as quais BYD, Great Wall Motors, Renault e Grupo Stellantis, detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.