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Mais um elétrico

Renault apresenta Twingo elétrico por R$ 105 mil e revela planos

Em parceria com a Ampere, Renault pretende atingir a marca de 1 milhão de elétricos vendidos até 2031; confira

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Luca de Meo em foto de terno
Luca de Meo em foto de terno Foto: Renault / Divulgação

A Renault apresentou um conceito que - ao que tudo indica - será a versão elétrica do icônico Twingo. O modelo deve chegar ao mercado como uma resposta ao recente avanço das marcas chinesas nos segmentos de entrada do mercado europeu. Seu preço, segundo afirmou o CEO Luca de Meo ao Automotive News, será inferior a 20 mil euros (aproximadamente, R$ 105 mil na conversão direta) e o lançamento está previsto somente para 2026.

O Renault Twingo que estreou no Capital Day, dedicado a Ampere – empresa de veículos elétricos e software da Renault – é um protótipo, portanto, não há informações técnicas. O que sabemos até o momento é que a plataforma será a nova Ampere A, desenvolvida internamente e dedicada exclusivamente a modelos 100% elétricos.

"Essa é a nossa bala de prata para a mobilidade urbana sustentável"
por Luca De Meo, CEO da Renault

O que mais sabemos sobre o novo elétrico?

Possivelmente, o modelo será produzido na Eslovênia, que atualmente produz o Twingo à bateria e à combustão, e o Renault Clio, além do Smart ForFour, uma derivação do Twingo. Como concorrentes no mercado europeu, o Twingo elétrico precisará lidar com o Citroën e-C3, que será montado na Eslováquia a partir de 2025, e os modelos elétricos das marcas chinesas.

Sabemos também que ele será um projeto Ampere, ou seja, desenvolvido pela nova divisão – operacional a partir de 1º de novembro de 2023 – do Grupo Renault dedicada ao design, engenharia, produção e venda de elétricos e software. 

Quais os planos da Renault e da Ampere para a eletrificação?

De acordo com dados da Dow Jones Newswires, editora financeira internacional, a Ampere informou que está visando receita de mais de 10 bilhões de euros (R$ 53 bilhões) em 2025. A marca se prepara para competir com modelos mais baratos das montadoras chinesas e a da Tesla.

A fabricante francesa de automóveis, que foi oficialmente separada da controladora em 1 de novembro, disse que pretende vender cerca de 300 mil veículos até 2025. Em 2031, a Ampere planeja vender cerca de 1 milhão de veículos e tem uma meta de receita de mais de 25 bilhões de euros (R$ 131 bilhões).

Em uma tentativa de acessibilidade em massa de carros movidos a bateria, a Ampere espera que os preços de veículos elétricos igualem o custo dos carros movidos a gás da Renault até 2027 ou 2028. A empresa ainda afirma que reduzirá o custo de seus carros elétricos de nível inferior em 40% entre a primeira e a segunda geração para atingir esse objetivo. Segundo a Isto É Dinheiro, analistas consideram a paridade de preços entre os motores a gás e os EVs como a chave para a transição da eletrificação.

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