Nós já falamos aqui no Portal Vrum sobre modelos da Kia e da Hyundai, mais antigos, que estavam sendo definidos como "fáceis de roubar" nos Estados Unidos. Porém, não são só as duas montadoras que têm enfrentado problemas com furtos de seus modelos nos últimos anos.
Na Europa, a Land Rover tem arcado com um super prejuízo com roubos de seus modelos produzidos entre 2018 e 2022. Segundo a agência de licenciamento de motoristas e veículos (DVLA), em 2022, os modelos Range Rover assumiram o segundo lugar entre os mais roubados, totalizando 5,2 mil ocorrências. Com isso, os executivos da marca definiram o combate à epidemia de roubos como uma prioridade, e anunciaram investimentos de 10 milhões de libras (R$ 61,7 milhões) para implementar atualizações de segurança em veículos fabricados nos últimos cinco anos.
O problema é ainda maior quando se trata de seguros
Frente a alta nos roubos, os donos de carros de Range Rovers passaram a enfrentar problemas com as seguradoras. Isso porque algumas delas passaram a negar coberturas aos proprietários ou oferecer opções com preços exorbitantes, praticamente impossíveis de pagar, porque o risco de roubo havia se tornado muito alto.
A própria Jaguar Land Rover foi forçada a suspender sua oferta de seguros no ano passado, depois que a parceira Verex disse que não estenderia mais a cobertura aos modelos mais roubados. Esse é um movimento comum das seguradoras que ao identificarem a vulnerabilidade de determinados modelos preferem se abster e evitar prejuízos. No Brasil, por exemplo, modelos como VW Gol, Chevrolet Onix e Fiat Uno têm seguros mais caros que outros modelos por serem considerados mais visados pelos ladrões.
Quais medidas a Land Rover tem tomado para combater os roubos?
Segundo a Land Rover, os roubos dos veículos aconteciam, majoritariamente, pelo hackeamento dos sistemas de entrada sem chave. Portanto, para sanar o problema, a marca já equipou mais de 65 mil veículos com novos recursos de segurança eletrônica gratuitos e incentiva outros proprietários a aceitarem a oferta de atualizar seus carros.
A boa notícia é que os modelos Land Rover e Range Rover construídos desde 2022 não foram alvo de ladrões na mesma medida, já que usam a tecnologia Ultra-Wide Band (UWB) mais recente, que evita ataques de retransmissão, por meio do qual os criminosos interceptam e clonam o sinal de uma chave. A Jaguar Land Rover afirma que apenas 0,07% dos novos Range Rover e Range Rover Sport foram alvos de roubo, enquanto apenas 0,3% por cento dos novos Defender também foram alvos dos ladrões. Isso representa uma queda significativa em relação aos números do ano anterior.
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